09/04/2010 | Sexta-feira | 19h54

Gil e Renita anunciam programação que antecede o acendimento da Chama Crioula do Estado

Divulgação ocorreu em entrevista coletiva no gabinete do prefeito

Prefeito Gil no momento da coletiva de imprensa

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a presidente da Comissão Executiva da Chama Crioula 2010 – Itaqui tchê espera!, Renita Stíeler, concederam entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, no gabinete do prefeito, para divulgar a programação que antecede o acendimento da Chama Crioula do Estado, que acontece de 12 a 15 de agosto, no município. O objetivo da entrevista, segundo Gil e Renita, foi o de convidar a comunidade a participar dos eventos que acontecem no final de abril, maio e julho para, posteriormente, se somar ao acendimento da Chama em agosto.

Estiveram presentes as emissoras de rádio Pitangueira, Liberdade e Cruzeiro do Sul, o Jornal Nossa Época, além de representantes de entidades tradicionalistas, integrantes da Comissão Executiva da Chama e membros do governo.

Chama Crioula

O acendimento da Chama Crioula do Estado ocorre desde 1947. Porém, foi oficializada somente em 1999, com Pelotas sendo a sede. Na sequência sediaram Alegrete (2000), Guaíba (2001), Santa Maria (2002), Camaquã (2003), Erechim (2004), Viamão (2005), São Gabriel (2006), São Nicolau (2007), São Leopoldo (2008) e São Lourenço do Sul (2009). Conforme Renita, pela primeira vez o evento ganhará caráter internacional, pois serão trazidas a Itaqui centelhas da Argentina e do Uruguai.

Confira abaixo a programação divulgada nesta manhã:

30/04

Evento: Painel 'Chama Crioula: Ontem, Hoje e Amanhã', com Manoelito Savaris (MTG), João Sampaio (poeta e tradicionalista itaquiense), Jesus Paim (historiador itaquiense), Oscar Grees (MTG) e Juan Carlos Rafo (historiador argentino).
Local: Theatro Prezewodowski
Organização: Câmara de Vereadores

01/05

Evento: Concurso Peão e Prenda do Município