17/04/2010 | Sábado | 15h21

Inaugurada Praça Eng. Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara

Deputado Pimenta anunciou mais R$ 200 mil para obras do restaurante e quiosques

Bruno (E), Gil, Lisiane, Pimenta e Martinez descerram a placa inaugural da praça

Foto: Ricardo Cabreira/CVI

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira a Praça Eng. Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara, conhecida como Praça do Porto, que foi toda remodelada e hoje é a área de lazer mais frequentada pelos itaquienses. Localizada à beira do Rio Uruguai, a praça ganhou o nome de Eng. Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara por iniciativa da então vereadora Claudete Machado, que apresentou projeto de lei aprovado pela Câmara em 2005.

Estiveram presentes o prefeito Gil Marques Filho, a vice-prefeita Claudete Machado, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Roberto Martinez (PSB), o ex-prefeito Bruno Contursi, a filha do engenheiro Bélgio Tabajara (já falecido), Lisiane Tabajara, sua mãe, Alba Steibel Tabajara, entre outras autoridades, secretários e assessores de governo, vereadores, convidados, imprensa e público em geral.

Discursaram Gil, Pimenta, Martinez, Bruno e Lisiane, que se emocionou ao falar de seu pai. Na sequência, o prefeito Gil entregou ao deputado Pimenta uma placa em agradecimento à emenda de sua autoria que possibilitou a realização da obra. Após isso, foi descerrada a placa inaugural da praça, ato que fechou com chave de ouro a solenidade.

A Praça Eng. Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara começou a ser revitalizada em dezembro de 2007, durante a administração Bruno Contursi/Mário Bruck. Ao todo, foram investidos R$ 361.919,86, valor esse dividido em recurso federal de R$ 292.500,00 – emenda do deputado Paulo Pimenta – e contrapartida do município de R$ 69.419,86. Dentre as atrações da nova praça, destaca-se o chimarródromo, que oferece água quente para sorver a típica bebida do gaúcho.

Mais R$ 200 mil para conclusão das obras

O deputado Pimenta, durante o seu discurso, anunciou a destinação de mais R$ 100 mil para as obras do restaurante e dos quiosques. Após o encerramento da solenidade, quando caminhavam pela praça, Gil e Bruno solicitaram mais R$ 100 mil ao deputado, que sorriu e, sem fazer suspense, anunciou emenda de R$ 200 mil para a conclusão das obras.

Quem foi o eng. Bélgio

Bélgio Cavalcanti de Albuquerque Tabajara nasceu em Itaqui em 9 de agosto de 1926, falecendo em Porto Alegre em 8 de março de 1999. Formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi o autor do projeto de reforma e ajardinamento, assim como executor das obras da atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Por solicitação do Rotary Club de Itaqui, projetou e executou a construção da Praça das Américas, no Parcão, e, entre outras coisas, elaborou o plano de arborização das ruas Independência e 15 de Novembro – por solicitação da Prefeitura – e participou ativamente do grupo de trabalho da construção da ponte sobre o Arroio Cambaí.

Fonte: Ascom PMI
Fotos: Ricardo Cabreira/CVI