17/05/2010 | Segunda-feira | 11h38

Feira da Saúde reúne milhares na Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Vacinas contra H1N1, gripe sazonal e hepatite B tiveram grande procura da comunidade

Feira recebeu excepcional público durante todo o dia

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Saúde realizou no sábado (15), na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a quarta edição da Feira Municipal da Saúde. O evento, iniciado às 8h30min e encerrado às 17h, teve excepcional presença de público. O prefeito Gil Marques Filho e a secretária de Saúde, Eliane Piffero, abriram oficialmente a feira em ato realizado no palanque oficial por volta das 10h.

Durante todo o dia, foram disponibilizados à comunidade, gratuitamente, grande parte dos serviços prestados anualmente pela Secretaria, como verificação de glicose e pressão arterial, cadastramento de hipertensos e diabéticos com fornecimento da 'carteirinha' para controle, aplicação das vacinas H1N1, gripe sazonal e hepatite B – um dos serviços mais procurados pela comunidade –, orientações médicas, odontológicas, nutricionais, de enfermagem e de vigilância sanitária, atendimentos com a unidade móvel, distribuição de preservativos e de material informativo sobre diversos assuntos, e escovação dental coletiva para crianças no 'escovódromo', com distribuição de escovas, cremes e fios dentais. O Centro Médico da Visão, de Rosário do Sul – referência regional no tratamento de problemas da visão –, realizou diversos atendimentos em sua unidade móvel. Também houve exposição de produtos e serviços de diversas empresas e entidades que trabalham com saúde no município.

Para entreter o público, foram realizadas apresentações do Coral da Igreja Assembleia de Deus, da Academia de Dança Isa Lopes, dos grupos de dança PENIL e ASAFE, da Academia GAP, da Invernada do CAPS 'Loco de Bagual' e do grupo musical 'Canta com a Gente'. A Secretaria de Educação também marcou presença com a peça teatral 'Ilusão', que fala sobre os problemas decorrentes do consumo de drogas. Quem circulou pela feira ainda pôde tomar um chimarrão com erva-mate e água quente distribuídos gratuitamente.

Às 17 horas, para fechar o evento com chave de ouro, foi realizado um passeio ciclístico pelas principais ruas do Centro. Habassa Sarate Dorneles, autora da melhor frase sobre saúde – “Secretaria Municipal de Saúde: Investindo em Você! Porque Viver é muito bom...e Viver com Saúde é melhor ainda!” – e dona da bicicleta mais enfeitada, foi contemplada com um telefone celular.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

* Veja mais fotos no link Álbum de Imagens