02/06/2010 | Quarta-feira | 18h56

Evento foi realizado pela Semai e Comdema

Prefeito Gil planta uma extremosa no Parcão

Foto: Ascom PMI

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado no sábado (5), a Secretaria do Meio Ambiente (Semai) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizaram nesta segunda, terça e quarta a II Semana do Meio Ambiente de Itaqui. O evento teve o apoio da Unipampa e dos projetos sociais Viva a Diferença e Bem Viver, ambos da Secretaria da Educação.

A programação começou na segunda, na Câmara de Vereadores, com a realização pela manhã e à tarde do I Seminário Municipal do Meio Ambiente. Na oportunidade, palestraram o professor de Ecologia Florestal da Unipampa de São Gabriel, Hamilton Vogel, que falou sobre ‘Os aspectos da ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais’; o biólogo e diretor do Departamento de Meio Ambiente de Uruguaiana, Francisco Galvani, que abordou o tema ‘Arborização Urbana’; o ambientalista Juraci Jacques, que falou sobre a ‘Saúde Ambiental do Rio Uruguai’; a bióloga da Semai, Gisele Marques, que abordou o tema ‘Legislação Ambiental’, e o ex-professor da UFRGS e associado ao ‘Programa para a América do Sul de Wetlands International’, João Menegheti, que falou sobre ‘O porquê da diversidade de aves aquáticas na Região Oeste do Rio Grande do Sul’. Ainda houve exposição de fotos da Colônia de Pescadores Z-12, com imagens do cotidiano destes profissionais e plantio de árvores na costa do rio Uruguai, e os lançamentos do ‘Concurso de Foto e Vídeo da Unipampa’, tendo o meio ambiente como tema, e da ‘Agenda XXI Local: Economia, Sustentabilidade e Desenvolvimento. O Meio Ambiente em Ação’ – uma espécie de documento que será elaborado com base nas sugestões apresentadas durante o seminário visando o desenvolvimento de ações ambientais em Itaqui.

Já na terça-feira, aconteceu a gincana ‘Meu Meio Ambiente, Minha Vida!'. Alunos dos projetos Viva a Diferença, Bem Viver e Cidadão em Ação, e das escolas de educação infantil Gladis Fernandes e José Gonçalves da Luz recolheram por toda a cidade, das 10h às 17 horas, garrafas pet, latas e papelões. A quantia arrecadada – cerca de meia tonelada – foi vendida para a Sucata Justin por R$ 201,60, que enviará o material para reciclagem. Com o valor da venda, serão adquiridas mudas de árvores para plantio. O Projeto Viva a Diferença, com 905 pontos, foi o vencedor da gincana por ter arrecadado a maior quantia de material reciclável. Como prêmio, foi contemplado com um microcomputador e uma impressora multifuncional.

A Semana do Meio Ambiente teve seu fechamento no dia de hoje. Por volta das 10 horas, o prefeito Gil Marques Filho realizou o plantio simbólico de uma extremosa – árvore nativa da Ásia e da Austrália – no Parcão. Na sequência, aconteceu a caminhada ‘A Caminho da Sustentabilidade Local e Global', com chegada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, onde foram realizadas apresentações dos corais do Viva a Diferença e Bem Viver. E às 14 horas, foram distribuídas mudas de extremosa, canela, araçá, aceroleira, cerejeira, pitangueira, sibipiruna e ‘coqueirinho’ dentro da ação denominada 'Uma Árvore, Uma Vida: Atividade de Conscientização', que também teve como palco a Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

* Veja mais fotos no link Álbum de Imagens