17/06/2010 | Quinta-feira | 14h52

Gil e Daltro falam para a Rede Pampa de Comunicação

Jornalista Flávio Pereira entrevistou-os para rádio e jornal

Prefeito Gil concede entrevista ao jornalista Flávio Pereira, da Rede Pampa de Comunicação

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e o chefe de gabinete Daltro Bernardes concederam entrevista na manhã desta quinta-feira ao colunista do Jornal O Sul e apresentador do programa Pampa Entrevista, Flávio Pereira. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 21h às 22h, pela Rádio Pampa de Porto Alegre (AM-970), que pode ser sintonizada através do endereço www.pampa.com.br/pampaam. Flávio veio à região para produzir matérias com alguns prefeitos e, como não poderia ser diferente, passou por Itaqui. O jornalista ainda entrevistaria, no início da tarde, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice.

Com Gil, Flávio abordou a disputa eleitoral ao Palácio Piratini, dando ênfase à coligação PMDB/PDT, já que o prefeito é trabalhista.

– A aliança foi conduzida com muita habilidade. O PDT será importante para a eleição do Fogaça, assim como vai ser importante para o nosso partido essa união estadual com o PMDB – disse o prefeito.

Questionado sobre o rompimento com o governo de Yeda Crusius, Gil disse que a decisão não foi das melhores.

– Erramos ao romper com o atual governo. Hoje estaríamos na vitrine mostrando nosso trabalho, defendendo nossa principal bandeira que é a educação – resumiu.

O chefe do Executivo aproveitou para falar sobre algumas conquistas da sua administração e do governo passado, que também tinha o PDT no comando.

– Em breve estará se instalando em nosso município uma empresa alemã de geração de energia através da queima da casca de arroz. Também conquistamos a Unipampa, a pavimentação do Acesso Sul a Itaqui e estamos mantendo o ensino médio rural em três escolas do interior por meio de convênio com a Escola Técnica Itaquiense, uma instituição de ensino particular da cidade – finalizou.

Com o chefe de gabinete, o jornalista tratou especificamente da construção da ponte Itaqui/Alvear (Corrientes, ARG). Daltro disse a Flávio que nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho acontecerá uma reunião em Puerto Iguazú, na Argentina, onde serão discutidos, entre outros assuntos, o estudo de viabilidade econômica da construção de novas travessias rodoviárias sobre o rio Uruguai. Participarão do encontro autoridades brasileiras e argentinas.

Segundo o chefe de gabinete, a expectativa é de que no máximo em três anos uma das pontes seja construída, a um custo que varia de 30 a 36 milhões de dólares – também estão na briga Porto Xavier/San Javier (Misiones, ARG) e Porto Mauá/Alba Posse (Misiones, ARG).

– Já estamos em tratativas com os ‘hermanos’ para definir onde será instalada a área de controle integrado no nosso porto, se em Itaqui ou Alvear. Será um ponto a nosso favor em relação às outras cidades, assim como nos tornarmos uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação), projeto de autoria do senador Zambiasi (PTB-RS) que está em fase final de tramitação no Congresso Nacional – informou Daltro Bernardes, que completou dizendo que seguem sendo feitas solicitações para que seja instalado um posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no município.

Fonte/Fotos: Ascom PMI