22/06/2010 | Terça-feira | 11h46

Itaqui ganha ambulância do Salvar/Samu-192

Prefeito participou da solenidade de entrega dos veículos em Porto Alegre

Ambulância já está a caminho do município

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho participou na manhã desta segunda-feira (21), no pátio do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, da solenidade de entrega de uma frota de 117 ambulâncias de suporte básico do programa Salvar/Samu-192. Itaqui é um dos municípios contemplados.

Logo após o término do ato solene, que contou com as presenças da governadora Yeda Crusius, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e da secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, Gil assinou o termo de adesão ao convênio firmado com o Estado e a União. Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliane Piffero, no máximo em um mês Itaqui passará a contar com uma equipe formada por seis profissionais para atendimento, com a ambulância, de casos de urgência e emergência.

– É só o tempo de treinarmos estes profissionais – explicou Eliane a uma emissora de rádio.

A ambulância, que já está a caminho do município, ficará baseada no Hospital São Patrício e prestará atendimento 24 horas.

– Esta é uma grande conquista que devemos celebrar. Ganha Itaqui, ganha a Saúde, ganha a comunidade – disse o prefeito logo após receber a ordem de retirada do veículo.

O Rio Grande do Sul é o sétimo Estado que universaliza o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), instituído em 2003 através da Portaria nº 1864, de 29 de setembro. Com a entrega de ontem, 95% da população gaúcha passa a ter a cobertura do serviço – atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192, atendendo em residências, locais de trabalho e vias públicas. O custo é dividido entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%).

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>