03/06/2010 | Quinta-feira | 17h01

Itaqui terá novo projeto de restauração do Mercado Público

Expectativa é que ele esteja pronto e aprovado na Lei Rouanet até o final do ano

Gil e Claudete (E) observam planta de projeto de autoria da arquiteta Magali Gonçalves

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a vice-prefeita Claudete Machado reuniram-se na tarde desta quarta-feira com o ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, a vereadora begeense e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural do RS, Jussara Carpes (PT), e a arquiteta Magali Gonçalves, proprietária da Magali Arquitetura, de Bagé. O encontro contou com as presenças dos membros da Comissão para Estudos do Mercado Público, composta pelo chefe de gabinete Daltro Bernardes, pelo assessor especial Isaac Mendel, pelos secretários Augusto Seckler (Obras) e Albino da Costa (Cultura), pelo vereador Éber de Almeida (PDT) e pela arquiteta Nice Marques. Também participaram a vereadora Mara Ayub (PDT), as rádios Liberdade e Cruzeiro do Sul, entre outros.

Na oportunidade, Mainardi, Jussara e Magali contaram às autoridades locais um pouco da experiência vivida por eles em Bagé durante os dois mandatos – 2001 a 2008 – de governo do então prefeito Luiz Fernando Mainardi. Nesse período, Jussara foi secretária de Cultura e comandou a restauração de dez prédios históricos no município, sendo que uma recebeu verba da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e nove da Lei Rouanet, totalizando R$ 10 milhões em investimentos. A arquiteta Magali, além de trabalhar em Bagé, ajudou a restaurar antigas edificações em Santa Vitória do Palmar e Candiota.

Itaqui tem um projeto que foi elaborado em 2003. Mas como o prédio do Mercado Público foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) somente no final do ano passado – o que impede a demolição ou alteração do projeto original, ficando permitido apenas o processo de restauração, desde que preserve as características originais da época em que foi construído –, o projeto mencionado provavelmente não possa ser utilizado, pois prevê mudanças na estrutura original. Portanto, teria de ser elaborado novo projeto.

Para isso, o prefeito convidou Magali para coordenar os trabalhos de elaboração de um novo projeto de restauração do Mercado Público, com a condição de que itaquienses integrem a sua equipe. A arquiteta aceitou o convite. A expectativa, segundo Gil, é que até o final do ano o projeto esteja pronto e aprovado na Lei Rouanet. O chefe do Executivo também gostou da ideia levantada na reunião de se tombar o prédio da prefeitura e outro a ser escolhido para futuras obras de restauração.

Fonte/Fotos: Ascom PMI