28/06/2010 | Segunda-feira | 09h59

Prefeito entrega as chaves da ambulância do Salvar/Samu à secretária de Saúde

Previsão é que o serviço comece a ser prestado em um mês

Prefeito Gil entrega as chaves à secretária Eliane

Foto: Ascom PMI

Na manhã desta segunda-feira, em frente à prefeitura, o prefeito Gil Marques Filho entregou à secretária de Saúde Eliane Piffero as chaves da ambulância do programa Salvar/Samu-192 recebida pelo prefeito, semana passada, em Porto Alegre, em solenidade realizada no pátio do Hospital Psiquiátrico São Pedro, quando foram contemplados 107 municípios gaúchos, entre os quais Itaqui. Na oportunidade, Gil assinou convênio firmado com o Estado e a União para utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), instituído em 2003 pelo governo federal através da Portaria nº 1864, de 29 de setembro.

O Samu é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192, atendendo em residências, locais de trabalho e vias públicas. O custo é dividido entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%). A previsão é que o serviço comece a ser prestado em um mês, período que será utilizado para treinamento dos seis profissionais que comporão a equipe. A ambulância ficará baseada no Hospital São Patrício.

Fonte/Fotos: Ascom PMI