14/06/2010 | Segunda-feira | 10h50

Prefeitura foi parceira de seminário sobre o agronegócio

Evento teve a participação do prefeito Gil

Prefeito Gil fala durante a abertura do seminário. Ao seu lado, da dir. para esq., Pedro Marques, Pedro Neto e João Raul

Foto: Ascom PMI

Neste sábado (12), no Parque do Sindicato Rural, aconteceu o 10º Seminário Agricultura & Pecuária. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará e Associação dos Arrozeiros de Itaqui, em parceria com o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve o apoio da Prefeitura de Itaqui, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Sistema Farsul e Instituto de Estudos Pecuários (IEPEC).

Coordenado pelo médico veterinário Pedro Marques, responsável pela Rede de Relações Externas do Nespro, o seminário teve como objetivo oportunizar novos conhecimentos para quem trabalha com o agronegócio. Palestraram o eng. agrônomo e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Moacir Elias (Custo no Beneficiamento do Arroz), o eng. agrônomo e consultor da Agroplan Consultoria Agropecuária, Marlon Marques (Custo da Lavoura de Arroz); o eng. agrônomo e pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Rodrigo Schoenfeld (Manejo da Adubação para Alta Produtividade); Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia (Tempo – Uma Safra melhor ou pior em 2011?); o médico veterinário e professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Carlos Gottschall (Especificidade de Recursos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte); o chefe do Departamento de Zootecnia do Nespro, Júlio Barcellos (Frigorífico para transformar boi em carne); e o presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima), Carlos Simm (Aliança estratégica na pecuária de corte – O caso Aproccima). Também foram realizadas duas 'mesas redondas', uma sob a coordenação do professor da UFRGS, Paulo Waquil (Perspectiva para o Mercado Orizícola), e a outra coordenada por Roberto Grecellé, do SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócio).

O prefeito Gil Marques Filho, o presidente do Sindicato Rural, Pedro D'Alcântara Neto, e o presidente da Associação dos Arrozeiros, João Raul Borges Neto, prestigiaram o evento. A primeira-dama Adília Marques também marcou presença no seminário que teve a participação, em sua maioria, de estudantes universitários.

Fonte/Fotos: Ascom PMI