11/06/2010 | Sexta-feira | 19h35

Yeda entrega ao prefeito Gil projeto da ponte sobre o rio Itú

Custo da obra é de R$ 4,35 milhões

Yeda entrega ao prefeito Gil o projeto da ponte sobre o rio Itú

Foto: Ascom PMI

Em visita a Itaqui no início da tarde desta sexta-feira, durante a solenidade de abertura da II Feira de Negócios do Arroz (FeirArroz-2010), no Parque do Sindicato Rural, a governadora Yeda Crusius entregou ao prefeito Gil Marques Filho o ‘Projeto Final de Engenharia da Ponte sobre o Rio Itú’. Assinado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS), o projeto prevê a construção de uma ponte de mão dupla com 102 m de extensão, 11,40 m de largura e custo de R$ 4,35 milhões.

– Me surpreendeu o valor elevado da obra. Mas vamos em busca dos recursos – disse o prefeito Gil.

O rio Itú, localizado no Passo da Cachoeira, no interior do município, divide Itaqui de Manoel Viana. Atualmente, a travessia é feita por balsa.

Ainda durante a solenidade, Yeda assinou termo de cessão, à prefeitura, de uso do piso superior e de parte do térreo do prédio do antigo Fórum do município, localizado na rua Independência, 576. No local, serão instaladas secretarias municipais e, por determinação do governo do Estado, a agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Empregos (FGTAS/Sine), que hoje funciona em uma sala alugada no edifício Sinuelo, em frente ao Clube Caixeiral.

Assembleia da Amfro

Antes da chegada da governadora, Gil participou de uma assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Fronteira-Oeste (Amfro), realizada no próprio parque. Entre os assuntos em pauta, destacou-se a manifestação de apoio da Amfro à construção da ponte internacional Itaqui/Alvear (ARG).

A Amfro é presidida pelo prefeito de São Borja, Mariovane Weis, e composta por 13 municípios: Itaqui, Uruguaiana, São Borja, Alegrete, Manoel Viana, Itacurubi, Maçambará, São Gabriel, Rosário do Sul, Quaraí, Barra do Quaraí, Santa Margarida do Sul e Santana do Livramento. Nem todos enviaram seus representantes à reunião.

Fonte/Fotos: Ascom PMI

<<   |   >>