12/07/2010 | Segunda-feira | 11h56

Avaliação foi realizada 'in loco' no último dia 3 de maio

Sede da UAB-Itaqui está localizada no Centro da cidade

Foto: Arquivo/Ascom PMI

Numa escala de 1 a 5, elaborada pela Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação, o polo de Itaqui da Universidade Aberta do Brasil (UAB) obteve a nota 4. A avaliação, realizada 'in loco' no último dia 3 de maio, permitirá à Seed elaborar diagnósticos para a melhoria do sitema, principalmente no que diz repeito à estruturação e manutenção dos polos de apoio presencial, que é o caso do de Itaqui. Na oportunidade, foram avaliados os itens infraestrutura, acessibilidade, laboratório de informática, biblioteca, laboratórios pedagógicos, ambiente virtual de aprendizagem, material didático, instituição ofertante, processo de avaliação da aprendizagem, sistema de tutoria a distância e momentos presenciais em laboratório pedagógico e de práticas de ensino.

Segundo o relatório, os pontos fortes do polo são: infraestrutura muito boa, com possibilidade de ampliação para receber novos cursos; coordenadora muito engajada no processo; acesso ao polo facilitado e laboratórios e biblioteca com espaço para estudos individuais. Já as fragilidades apontadas são as seguintes: biblioteca apresenta acervo restrito – com poucos periódicos e bibliografia complementar – e a região comporta mais cursos, sendo que estes são necessários para aumentar o compromisso do gestor local. O relatório também apresenta as propostas. São elas: capacitações em educação a distância para a equipe; capacitações direcionadas para tutores, coordenadores e técnicos; sociabilizar informações sobre o projeto pedagógico do curso e demais requisitos legais e, ainda, melhorar a estrutura física da biblioteca – bem como seu acervo –, incluindo a esse, periódicos e laboratórios pedagógicos (Música e Matemática).

O polo de Itaqui está vinculado administrativamente à prefeitura e academicamente às seguintes instituições de educação superior, no que se refere aos cursos de graduação e especialização: Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que oferecem os cursos de Educação do Campo, Letras/Espanhol, Matemática, Pedagogia, Educação Musical, Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural e Gestão Pública Municipal. O Polo Universitário da Fronteira-Oeste (UAB-Itaqui) funciona na Rua Euclides Aranha, 1288, no Centro da cidade.

Fonte: Ascom PMI
Foto: Arquivo/Ascom