Notícias

18/08/2010 | Quarta-feira | 10h15

Saúde realiza teste da orelhinha em recém-nascidos

Exame está disponível desde a sexta-feira (13)

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Teste deve ser feito, preferencialmente, até o primeiro mês de vida

Teste deve ser feito, preferencialmente, até o primeiro mês de vida
Foto: Ascom PMI

Desde a última sexta-feira, a Secretaria de Saúde está realizando no município o teste da orelhinha em recém-nascidos, o que tornou-se obrigatório após lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União de 3 de agosto.

O exame de triagem auditiva neonatal, ou simplesmente teste da orelhinha, que tem o objetivo de identificar precocemente problemas auditivos, está sendo realizado no Posto de Saúde Central em dois dias da semana. O atendimento ocorre às terças-feiras, a partir das 17h, e às sextas, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Segundo a fonoaudióloga responsável, Janice Biasi, deve ser feito, preferencialmente, até o primeiro mês de vida, podendo ser feito até o terceiro mês. São necessários em média cinco minutos para a realização do exame e o resultado sai na hora. Para tanto, é utilizado um aparelho de emissões otoacústicas.

Dados da Secretaria de Saúde apontam o nascimento de cerca de 50 crianças por mês na maternidade do Hospital São Patrício. Quando o recém-nascido for realizar o teste do pezinho, no próprio hospital, os pais devem marcar horário para realização do teste da orelhinha. O exame é gratuito.

Fonte/Fotos: Ascom PMI
Imagens Relacionadas
  •