24/09/2010 | Sexta-feira | 15h12

Ambulância do Salvar/Samu começa a operar a partir da 2ª quinzena de outubro

Equipe está prestes a fazer o último treinamento

Serviço está prestes a ser disponibilizado à comunidade

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a secretária de Saúde, Eliane Piffero, participaram na manhã desta sexta-feira, no auditório do Hospital São Patrício (HSP), de reunião sobre o Programa Salvar/Samu-192. O evento, presidido pela enfermeira Fabiane D’Avila, contou também com as participações do presidente do Conselho de Administração do HSP, Fermino Fernandes Lima Júnior, do administrador Ademar Lermen, e dos profissionais que farão parte da equipe de atendimento.

Segundo a enfermeira Fabiane, coordenadora do programa no município, ela e os demais integrantes da equipe – formada por profissionais do HSP e da prefeitura – viajarão a Porto Alegre, provavelmente até o início de outubro, para participar de um treinamento prático e intensivo em uma base da capital ou de alguma outra cidade da Região Metropolitana, com duração de 48 horas. O grupo já participou de um primeiro treinamento, mais teórico, também em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 deste mês.

A equipe possui 12 componentes, divididos entre técnicos em enfermagem e condutores socorristas, que trabalharão em regime de escala. A ambulância, composta por equipamentos de resgate, reanimação cardiopulmonar e atendimento clínico básico, ficará baseada em uma unidade anexa ao HSP e operará custeada pela União (50%), RS (25%) e município (25%). Basta discar 192, que a ligação cairá numa central de regulação localizada em Bagé ou Porto Alegre – ainda não está definido –, para posterior transferência da chamada à base local. Fabiane acredita que o serviço estará funcionando a partir da 2ª quinzena de outubro.

O prefeito, que recebeu o veículo em solenidade realizada pelo governo do Estado no último dia 21 de junho, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, na capital gaúcha, não vê a hora de o serviço começar a operar.

– Vocês terão uma importância vital para a comunidade – disse Gil à equipe, solicitando dedicação e profissionalismo de seus membros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), instituído em 2003 pelo governo Federal através da Portaria nº 1.864, de 29 de setembro, é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, atendendo em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Fonte/Fotos: Ascom PMI