21/09/2010 | Terça-feira | 11h02

Milhares acompanham o desfile farroupilha neste 20 de Setembro

Tempo bom, contrariando prognósticos, contribuiu para o sucesso do evento

Cavalarianos desfilam pela rua Independência

Foto: Cristiano Rheinheimer

Milhares de pessoas lotaram a Praça Marechal Deodoro da Fonseca e parte da rua Independência para acompanhar o desfile farroupilha ocorrido na manhã desta segunda-feira. Organizado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), o evento reuniu dezenas de entidades tradicionalistas, desde piquetes a CTGs. O céu azul e a temperatura agradável, contrariando prognósticos, foram determinantes para o sucesso da festividade.

O coordenador da Cosfa, Braz Itacir Calvano, na companhia do secretário de Cultura, Albino da Costa, e outros cavalarianos, solicitou autorização ao prefeito Gil Marques Filho para abrir o desfile às 10h. O CTG Rincão da Cruz, última entidade a desfilar, passou pela praça ao meio-dia. Conforme programado pela organização, o horário foi rigorosamente obedecido. Uma representação argentina, formada por membros da Prefeitura Naval de Alvear, na outra margem do rio Uruguai, assistiu ao desfile no palanque oficial ao lado do prefeito, da primeira-dama Adília Marques e demais autoridades presentes.

À tarde, às 16h, em frente ao palanque, todas as entidades tradicionalistas receberam troféu de participação no desfile. Uma hora depois, foi realizada solenidade de encerramento da Semana Farroupilha. Na oportunidade, o hospedeiro da Chama Crioula 2010/11, José Mário Carpes, proprietário da Fazenda Santa Jalva, situada na localidade de São Donato, recebeu uma centelha do fogo que arde no município, sem se apagar, há exatos 31 anos.

Nesta quarta-feira, a partir das 19h30min, no Teatro Prezewodowski, serão conhecidas as entidades campeãs do desfile farroupilha. A vencedora levará para casa R$ 1 mil e o troféu 'Manoelito de Ornellas' (1903-1969), homenagem ao jornalista e escritor itaquiense autor de obras de cunho sociológico, sendo uma de fundamental importância para as culturas gaúcha e brasileira, 'Gaúchos e Beduínos', considerado um dos dez principais livros da sociologia brasileira. A segunda e terceira colocadas serão premiadas, respectivamente, com R$ 700,00 e R$ 300,00, além de troféu.

Fonte: Ascom PMI
Fotos: Cristiano Rheinheimer