08/09/2010 | Quarta-feira | 10h18

No encerramento da Semana da Pátria, festa das bandas vencedoras do 1º Encontro de Bandas e Fanfarras

Houve muita comemoração, com direito a desfiles pelas ruas do Centro

Direção do Colégio São Patrício ergue o troféu de banda campeã do 1º Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras, modalidade juvenil/ensino médio

Foto: Araci Barboza/Secretaria de Educação

Após a extinção do fogo simbólico da Pira da Pátria e os arriamentos das bandeiras do Brasil, do RS e de Itaqui, por volta das 18h15min desta terça-feira, a Secretaria de Educação declarou encerrada a Semana da Pátria 2010. Minutos antes, porém, foram premiadas as bandas marciais que na segunda participaram, na Praça do Porto Eng. Bélgio Tabajara, do 1º Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras. As vencedoras fizeram uma festa de 'encher os olhos', que tomou conta da Praça Marechal Deodoro da Fonseca e arredores. Os troféus conquistados foram ostentados com orgulho e alegria.

– Estão todos de parabéns. A participação e envolvimento da comunidade, como um todo, foi fundamental para o êxito da programação da Semana da Pátria. Ocorreu tudo como o planejado – disse a uma emissora de rádio, logo após o encerramento, a secretária de Educação Martha Luzia Delgado.

Os desfiles, realizados no domingo e nesta terça, na rua Bento Gonçalves, contaram com excepcional presença de público, que não arredou o pé até a última entidade passar, graças aos horários que foram rigorosamente obedecidos. No primeiro dia, desfilaram as escolas da sede, abrangendo os ensinos fundamental, médio e superior. Iniciados às 13h15min, foram finalizados pouco antes das 18h. Os do feriado da Independência aconteceram em dois turnos. Pela manhã, entraram na 'avenida' o 1º RC Mec, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Atenção Psicossocial e algumas bandas marciais. O início ocorreu às 9h e o encerramento por volta das 11h. À tarde, foi a vez das escolas infantis, rurais e projetos e entidades sociais e religiosas. A programação ainda contou com sessão solene da Câmara de Vereadores, na quinta (2), sessão solene da Loja Maçônica, na sexta (3), e missa cívica, realizada ontem à noite, na Igreja Matriz de São Patrício.

Confira abaixo o resultado final do 1º Encontro Municipal de Bandas e Fanfarras, que distribuiu troféus e premiação em dinheiro às vencedoras.

> Modalidade Juvenil – Ensino Médio

1º lugar: Colégio Estadual São Patrício (556,1 pontos), com penalidade de 10% por ter ultrapassado o tempo máximo previsto no regulamento. Nota final, 500,4 pontos – tempo de apresentação (45min25s)

2º lugar: Instituto Osvaldo Cruz (467,8 pontos) – tempo de apresentação (23min59s)

3º lugar: Escola Estadual Prof.ª Odila Villordo de Moraes (454 pontos) – tempo de apresentação (19min32s)