14/09/2010 | Terça-feira | 15h09

Prefeito se reúne com a reitora da Unipampa

Na pauta, doação de terreno para ampliação do campus

Gil e Maria Beatriz conversam sobre os projetos da instituição para o campus local

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se no final da manhã desta terça-feira, no gabinete, com a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce. Também participaram o assessor especial de gabinete, Isaac Mendel de Oliveira, o coordenador acadêmico do campus local, Eloir Missio, o coordenador administrativo, Felipe Ethur, e o secretário da direção, Leandro Fleck. Na oportunidade, a reitora conversou com o prefeito sobre o ofício da instituição encaminhado ao Executivo 18 dias atrás, que solicita a doação de um terreno para ampliação das instalações da universidade.

No último dia 27 de agosto, Eloir e Felipe entregaram a Gil o referido documento. Nele, Maria Beatriz solicita à prefeitura a disponibilização de uma área de 4,5 hectares, contígua e contínua ao terreno onde já há um prédio em uso e estão em vias de construção outros, para ampliação do campus. Segundo a reitora, o terreno atual, que foi doado pela prefeitura durante a administração anterior para implantação da universidade, já se tornou escasso para as atuais necessidades acadêmicas, mesmo que acrescido de um outro lote que foi adquirido pela própria Unipampa no ano passado.

– A aquisição da nova área faz-se necessária diante do irreversível aumento das atividades acadêmico-científicas – justifica ela no ofício.

Naquele dia, Eloir Missio disse que os investimentos do governo federal no campus girariam em torno de R$ 8 milhões, o que possibilitaria tornar a Unipampa uma instituição de excelência acadêmica e relevante para o desenvolvimento sócio-econômico e científico-tecnológico-cultural da região. O prefeito, entusiasmado com o projeto, imediatamente solicitou aos secretários Hamilton Berro (Fazenda) e Hildebrando dos Santos (Relações Institucionais e Captação de Recursos), presentes no encontro, que providenciassem um estudo minucioso da área requerida, visando, posteriormente, a aquisição e doação para a instituição pública de ensino superior.

Hoje, pessoalmente, Maria Beatriz reforçou a solicitação ao prefeito Gil, explicando sobre a necessidade imediata da construção de um novo prédio, que abrigaria, entre outros setores, um auditório multifuncional.

– Vim a Itaqui confirmar ao prefeito a importância do nosso projeto. Hoje, o campus local conta com 25 docentes, 27 técnicos-administrativos e 327 alunos matriculados. No próximo semestre, serão mais 150 novos alunos, o que nos torna cada vez mais comprometidos com a formação desses jovens e o progresso da ciência – disse a reitora em entrevista às emissoras de rádio presentes.

Gil informou à Maria Beatriz que o assunto foi encaminhado à assessoria jurídica para que sejam tomadas as providências legais.

– Temos que acelerar a negociação com o proprietário do terreno diante da necessidade urgente da Unipampa. Queremos atender a expectativa do governo federal, que nesse momento se dispõe a investir volumosa quantia de recursos para ampliação do campus – destacou o prefeito às emissoras de rádio.

Fonte/Foto: Ascom PMI