13/10/2010 | Quarta-feira | 09h11

Reunião da Amfro em Rosário do Sul

Gil marcou presença em mais um encontro da Associação

Prefeito Gil (1º à dir.) e os demais prefeitos da Amfro presentes na reunião de Rosário

Foto: Carol Fornasier/DECOM/PSB

Os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) reuniram-se na última sexta-feira (8) para debater assuntos de interesse da região. O encontro foi realizado no Parque de Exposições Ananias Vasconcellos, em Rosário do Sul, onde está em andamento a 61ª Expofeira Agropecuária e a 5ª Fenacitrus. Estiveram presentes os prefeitos Gil Marques Filho (Itaqui), Mariovane Weis (São Borja), Erasmo Guterres Silva (Alegrete), Maher Jaber (Barra do Quaraí), Cláudia Mara Goulart Brasil (Santa Margarida do Sul), Vainer Machado (Santana do Livramento), Aldérico Copatti (Maçambará), Ney da Silva Padilha (Rosário do Sul) e Ione Caminha (Manoel Viana).

A reunião, presidida pelo prefeito de São Borja, teve na pauta assuntos de interesse dos municípios. Inicialmente foi tratada a relação entre as prefeituras e as instituições de ensino em cada cidade. Os governantes analisaram as relações e apresentaram soluções para aperfeiçoá-las. Logo após, falou-se sobre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Mariovane Weis citou o exemplo de São Borja sobre projetos e programas da área.

– No começo do nosso mandato, 90% das verbas para desenvolvimento de projetos e programas de assistência social provinham da prefeitura. Atualmente, somos responsáveis por apenas 20%, sendo que o restante é custeado através de recursos vinculados dos governos estadual e federal – lembrou o chefe do Executivo.

Já o prefeito Maher Jaber destacou a preocupação com a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Ele sugeriu que sejam elaborados relatórios com os principais apontamentos realizados pelo Tribunal em cada município. O objetivo é descobrir pontos em comum visando o aprimoramento das gestões. Um encontro em Porto Alegre entre os prefeitos e autoridades do TCE-RS foi ventilado pelos presentes.

A próxima reunião da Amfro será realizada no dia 12 de novembro, em Quaraí.

Fonte: DECOM/PSB
Foto: Carol Fornasier/DECOM/PSB