Notícias

14/10/2010 | Quinta-feira | 11h57

Susepe pleiteia área para construção de nova unidade prisional em Itaqui

Enquanto isso, atual presídio será reformado

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Prefeito sugeriu área próxima ao lixão para construção de nova unidade prisional

Prefeito sugeriu área próxima ao lixão para construção de nova unidade prisional
Foto: Ascom PMI

Para tratar de uma possível doação de área para construção de uma nova unidade prisional em Itaqui, o prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta quinta-feira, em seu gabinete, com o diretor de Planejamento da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Roberto Felix Gabor, com o eng. civil da Equipe de Engenharia Prisional do órgão de segurança, Itamar dos Santos, e com o chefe da Divisão de Licenciamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilo Sérgio Barbosa. Também participou o secretário municipal da Fazenda, Hamilton Berro.

Conforme colocado ao prefeito durante a reunião, o ideal é que a nova área tenha de 10 a 12 hectares. Gil e Hamilton sugeriram um local no Acesso Sul, próximo ao lixão. O terreno, porém, teria de ser desapropriado. Os representantes da Susepe e da Fepam disseram que, em princípio, a área não atenderia as exigências do Estado. Contudo, o trio ficou de visitar o local para tirar qualquer dúvida.

Enquanto isso, o atual presídio, localizado no Centro da cidade, terá 24 vagas recuperadas e 34 ampliadas para atender apenados dos regimes fechado, aberto e semi-aberto, totalizando 58 vagas. A obra, financiada pelo Estado, está orçada em R$ 414 mil, com conclusão prevista para meados do próximo ano. O Presídio Estadual de Itaqui abriga atualmente pouco mais de 100 presidiários, entre homens e mulheres.

Segundo o diretor de Planejamento da Susepe, o Estado tem um déficit atual de 12 mil vagas no sistema prisional.

Fonte/Foto: Ascom PMI