14/10/2010 | Quinta-feira | 11h57

Susepe pleiteia área para construção de nova unidade prisional em Itaqui

Enquanto isso, atual presídio será reformado

Prefeito sugeriu área próxima ao lixão para construção de nova unidade prisional

Foto: Ascom PMI

Para tratar de uma possível doação de área para construção de uma nova unidade prisional em Itaqui, o prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta quinta-feira, em seu gabinete, com o diretor de Planejamento da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Roberto Felix Gabor, com o eng. civil da Equipe de Engenharia Prisional do órgão de segurança, Itamar dos Santos, e com o chefe da Divisão de Licenciamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilo Sérgio Barbosa. Também participou o secretário municipal da Fazenda, Hamilton Berro.

Conforme colocado ao prefeito durante a reunião, o ideal é que a nova área tenha de 10 a 12 hectares. Gil e Hamilton sugeriram um local no Acesso Sul, próximo ao lixão. O terreno, porém, teria de ser desapropriado. Os representantes da Susepe e da Fepam disseram que, em princípio, a área não atenderia as exigências do Estado. Contudo, o trio ficou de visitar o local para tirar qualquer dúvida.

Enquanto isso, o atual presídio, localizado no Centro da cidade, terá 24 vagas recuperadas e 34 ampliadas para atender apenados dos regimes fechado, aberto e semi-aberto, totalizando 58 vagas. A obra, financiada pelo Estado, está orçada em R$ 414 mil, com conclusão prevista para meados do próximo ano. O Presídio Estadual de Itaqui abriga atualmente pouco mais de 100 presidiários, entre homens e mulheres.

Segundo o diretor de Planejamento da Susepe, o Estado tem um déficit atual de 12 mil vagas no sistema prisional.

Fonte/Foto: Ascom PMI