11/11/2010 | Quinta-feira | 16h34

Segundo o Censo/2010, Itaqui passa de 36.361 para 38.151 habitantes

Município está entre os únicos seis do Estado onde houve aumento da população

Prefeito Gil (3º da dir. pra esq.) conversa com os supervisores do Censo/2010 no município

Foto: Ascom PMI

Após três meses de entrevistas na cidade e interior, foi concluído no último dia 31 de outubro o trabalho dos 37 recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Gil Marques Filho agradeceu aos supervisores do Censo/2010 no município, Odair Silva, Marcelo Garcia, Naida Leivas e Carlos Borges, pelo trabalho realizado. Os outros dois, Júlio Korzekwa e Sandra Duarte, não puderam estar presentes. Também participaram da reunião, realizada no gabinete do prefeito, Giovani Ferner e Germano Ferner, do Sistema de Controle Interno, e o assessor especial Isaac Mendel.

Segundo o que foi apurado, Itaqui possui uma população estimada em 38.151 habitantes, 1.790 moradores a mais em relação ao Censo/2007, que era de 36.361 habitantes. Nenhuma outra cidade da Fronteira Oeste teve crescimento populacional, segundo o IBGE. O município, inclusive, está entre os únicos seis do Estado onde houve aumento da população – os outros são Cacequi, Cerro Grande do Sul, Imbé, Redentora e Sapucaia do Sul. Destes, Itaqui só não supera Sapucaia. A cidade da Grande Porto Alegre teve um acréscimo de 3.299 habitantes em relação ao último Censo. Contudo, os dados divulgados pelo IBGE no último dia 4 serão oficializados somente no próximo dia 29.

Com o aumento no número de habitantes, significa dizer que o município passou de 1,6 – coeficiente de cálculo estabelecido para realização do rateio – para 1,8, o que prevê uma estimativa anual de R$ 1.764.280,00 a mais nos cofres públicos a partir de 2011, pelos próximos dez anos. O valor provém do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita distribuída pela União a todos os 5.564 municípios brasileiros. O repasse é feito mensalmente.

– Durante esses três meses, disponibilizamos toda a estrutura necessária para os recenseadores trabalharem, inclusive com uma sala ampla e computadorizada aqui na prefeitura, afora o transporte para as localidades do interior. Isso permitiu que a pesquisa fosse minuciosamente realizada, garantindo uma apuração precisa do número de habitantes. Os 1.700 moradores (1.790) a mais farão com que nossa arrecadação anual sofra um ganho amplamente significativo, que será revertido em favor da comunidade – vibra o prefeito.

Censo IBGE

Única pesquisa a visitar todos os cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros, o Censo permite que sejam conhecidas as condições de vida da população em cada município do país. É a partir das informações coletadas pelos recenseadores que o Brasil se planejará para os próximos 10 anos. Elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos (fonte: IBGE).

Fonte/Foto: Ascom PMI