03/12/2010 | Sexta-feira | 16h15

Ambulância do Salvar/Samu-192 entra em operação às 7h da terça-feira (7)

Veículo e equipe serão apresentados à comunidade na segunda

Veículo ficará baseado no HSP

Foto: Arquivo/Ascom PMI

Na manhã desta sexta-feira, na prefeitura, a secretária de Saúde, Eliane Piffero, informou ao prefeito Gil Marques Filho que a equipe do Programa Salvar/Samu-192, depois de seguidos treinamentos em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana, está autorizada a iniciar o serviço, o que ocorrerá na manhã da terça-feira (7), a partir das 7 horas. O dia e o horário foram definidos pelo prefeito e a secretária, em decisão conjunta com a direção do Hospital São Patrício (HSP).

Antes, porém, na segunda, às 20 horas, na Praça Eng.º Bélgio Tabajara, no Cais do Porto, durante o encerramento da programação do aniversário de 152 anos de Itaqui, serão apresentados à comunidade a ambulância e a equipe municipal do programa, que será coordenado pela enfermeira Fabiane D’Avila. Ela terá a missão de comandar 12 técnicos em enfermagem e condutores socorristas – formada por profissionais do HSP e da prefeitura –, que trabalharão em regime de escala.

A ambulância, composta por equipamentos de resgate, reanimação cardiopulmonar e atendimento clínico básico, ficará baseada em uma unidade anexa ao HSP. Para ela atender uma ocorrência, bastará que se disque 192, que a ligação cairá numa central de regulação localizada na Capital, para posterior transferência da chamada à base local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), instituído em 2003 pelo governo federal através da Portaria nº 1.864, de 29 de setembro, é o atendimento móvel criado para urgências e emergências, com plantão permanente 24 horas, atendendo em residências, locais de trabalho e vias públicas. O custo de operação é dividido entre União (50%), RS (25%) e município (25%).

Fonte: Ascom PMI
Foto: Arquivo/Ascom