07/12/2010 | Terça-feira | 10h25

No dia dos 152 anos de Itaqui, comunidade é presenteada com ambulância

Programa Salvar/Samu-192 é apresentado oficialmente. Serviço já está disponível

Parte da equipe municipal do Salvar/Samu-192 durante apresentação do programa à comunidade

Foto: Cristiano Rheinheimer

Durante o encerramento da Semana de Itaqui, na tarde desta segunda-feira, na Praça Eng.º Bélgio Tabajara, no Cais do Porto, foram apresentados à comunidade a ambulância e a equipe municipal do Programa Salvar/Samu-192 – serviço de atendimento móvel de urgência, com plantão permanente 24 horas, que atende em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Participaram do ato o prefeito Gil Marques Filho, a primeira-dama Adília Marques, a vice-prefeita Claudete Machado, a secretária de Saúde, Eliane Piffero, o administrador do Hospital São Patrício, Ademar Lermen, a coordenadora do programa, enfermeira Fabiane D’Avila, o presidente da Câmara de Vereadores, Éber Escobar de Almeida (PDT), e o secretário de Relações Comunitárias, Roberto Martinez.

– Itaqui não seria contemplada pelo programa por causa do número de habitantes. Mas nós conseguimos mudar isso e habilitar o município para receber uma ambulância – lembrou o prefeito em seu discurso.

A equipe possui 12 profissionais do hospital e da prefeitura, divididos entre técnicos em enfermagem e condutores socorristas, que trabalharão em regime de escala. A ambulância, composta por equipamentos de resgate, reanimação cardiopulmonar e atendimento clínico básico, está baseada em uma unidade anexa à instituição hospitalar. Para ela atender uma ocorrência, bastará que se disque 192, que a ligação cairá numa central de regulação localizada em Porto Alegre, para posterior transferência da chamada à base local. O serviço está funcionando desde às 7 horas de hoje.

Tarde movimentada na Praça do Porto

O último dia da Semana de Itaqui foi marcado por uma série de atividades realizadas durante a tarde desta segunda, na Praça Eng.º Bélgio Tabajara, que começou às 16h com a locação de bicicletas exóticas – promoção do Conselho da Comunidade. Na sequência, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer promoveu uma confraternização entre proprietários de veículos Fusca. Vários deles, de cores e anos de fabricação diferentes, equipados ou originais, ficaram expostos lado a lado para apreciação dos aficionados. Também houve apresentação dos projetos Aprenda Violão no Seu Bairro, da Secretaria de Cultura, e Flauta Doce, do Projeto Viva a Diferença, da Educação. Enquanto curtia a programação, o público sorvia um chimarrão com erva-mate da Ervateira Rei Verde.

Já a gurizada vibrou com a chegada do Papai Noel, realizada anualmente pela Associação Comercial e Industrial de Itaqui. O bom velhinho chegou em cima do caminhão dos Bombeiros quando já era noite, distribuindo sorrisos e balas às crianças. Ao descer, posou para fotos, saudou a todos e continuou a distribuir as guloseimas. Logo após, os shows de Jorge Dornelles e Grupo, da vizinha São Borja, e de lançamento do CD 'Tá na Cara', do itaquiense Daniel Júnior, encerraram com chave de ouro a programação do aniversário de 152 anos do município.

Fonte: Ascom PMI
Fotos: Ascom, Divulgação/Secretaria de Cultura e Cristiano Rheinheimer