18/12/2010 | Sábado | 16h04

Prefeito assiste à demonstração de caminhão coletor e compactador de lixo

Equipamento ainda gera uma bolsa impermeável de lixo isolado

Momento em que a bolsa de lixo é gerada

Foto: Ascom PMI

Na manhã desta sexta-feira, no local onde são depositados os lixos de Itaqui e Maçambará, conhecido como ‘lixão’, o prefeito Gil Marques Filho assistiu a uma demonstração do uso do caminhão chamado de Coletor Compactador Embolsador Autopropelido, da empresa Ecosol Soluções Ecológicas, de Santo Antônio da Patrulha.

Trazido a Itaqui pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, o caminhão coleta e compacta o lixo recolhido das ruas. Após estes processos, o transporta até o destino final, onde o equipamento gera uma bolsa impermeável de lixo isolado de 2 a 4 metros de comprimento, pesando entre 3 e 4 toneladas, viabilizando a armazenagem provisória ou definitiva.

O equipamento, produzido pela IMAP, também com sede em Santo Antônio da Patrulha, atende a requisitos tecnológicos, econômicos e ambientais, e tem custo aproximado de R$ 495 mil. A Ecosol, além de comercializar o produto, oferece a prestação do serviço.

Além do prefeito, assistiram à demonstração os secretários Valdir Fontela (Serviços Urbanos) e Jorge Lauter (Meio Ambiente), o proprietário da Ecosol, Ricardo Monteggia, catadores de lixo, entre outros.

– Em parte, pode ser a solução para o nosso problema – disse o prefeito Gil.

Máquinas trabalham sem parar

Máquinas da prefeitura, do município de Maçambará e terceirizadas vêm trabalhando diariamente para que o ‘lixão’ apresente melhores condições de armazenamento dos resíduos e não exponha a riscos excessivos os catadores que dali tiram seu sustento.

Fonte/Fotos: Ascom PMI