19/01/2011 | Quarta-feira | 11h01

Gil vai às rádios falar sobre a escassez de moradias que preocupa o campus local da Unipampa

Cláudia Garrido e Maria Fernanda Vianna, da universidade, acompanharam o prefeito

Entrevista ao jornalista Dileu Fernandes, na Rádio Cruzeiro do Sul

Foto: Ascom PMI

A escassez de moradias, que tem contribuído para uma evasão de alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em torno de 7% a cada semestre, voltou a fazer parte da agenda do prefeito Gil Marques Filho no início da manhã desta quarta-feira. A autoridade, na companhia da técnica em assuntos educacionais, Cláudia Garrido, e da assistente social, Maria Fernanda Vianna – ambas funcionárias do campus local da instituição de ensino superior –, participou de duas entrevistas nas rádios Cruzeiro do Sul e Pitangueira, sob o comando, respectivamente, do jornalista Dileu Fernandes e do radialista Carlos Aguirre.

Em ambas as emissoras, Gil, Cláudia e Maria Fernanda fizeram um chamamento à comunidade para que disponibilizem para aluguel um kitnet, um quarto ou uma casa para os estudantes que semestralmente aportam aos montes em Itaqui. Só para se ter uma ideia, em 10 de março próximo, dia do início das aulas, 300 novos jovens alunos estarão debutando no ensino superior, sendo que destes, mais de 70% são oriundos de outros municípios, tanto do Estado, quanto do centro do país.

– Os próprios lavoureiros, que passam a maioria do tempo no campo, poderiam alugar suas casas ou um quarto para esses estudantes – sugeriu o prefeito.

E a preocupação não se resume somente à questão habitacional. Ela diz respeito também à alimentação e ao transporte. Segundo Cláudia e Maria Fernanda, coordenadoras do núcleo de desenvolvimento estudantil da universidade, grande parte dos alunos, em função do preço mais acessível, almoça diariamente no Restaurante Popular. Elas deram a ideia, inclusive, que bares e restaurantes disponibilizem em seus cardápios uma espécie de prato universitário, a um custo mais baixo.

– O governo federal tem um programa de bolsas de estudo que distribui, mensalmente, só em Itaqui, R$ 60 mil reais aos estudantes assistidos, o que evidencia que muitos têm o seu 'dinheiro contadinho' – destacaram as representantes da Unipampa, que completaram solicitando aos moradores interessados em contribuir que as procurem na secretaria acadêmica do campus, ou que liguem para o 3433-1669 – exceto nas manhãs de segunda e nas tardes de sexta –, para informar sobre aluguéis.

Em relação ao transporte, Gil voltou a dizer que, a partir do início de março, será estendida pela empresa prestadora do serviço uma linha de ônibus até o campus, com deslocamentos de 20 em 20 minutos.

Neste semestre estreia o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia. Os de Agronomia, Nutrição e Ciência e Tecnologia Agroalimentar já possuem turmas em andamento, sendo que o curso de Agronomia forma a sua primeira na metade do ano.

Fonte/Fotos: Ascom PMI