13/01/2011 | Quinta-feira | 12h54

Prefeito reúne-se com funcionárias da Unipampa

Na pauta, falta de moradias para os estudantes

Da esq. pra dir.: Gil, Maria Fernanda, Cláudia e José Antônio

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta quinta-feira, em seu gabinete, com a técnica em assuntos educacionais, Cláudia Garrido, e a assistente social, Maria Fernanda Vianna – ambas funcionárias do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) –, para tratar de um assunto que vem preocupando a instituição de ensino: a escassez de moradias na cidade. O assessor de Mobilidade Urbana, José Antônio Maciel, também participou do encontro.

Segundo Cláudia Garrido, por conta da falta de moradias, o índice semestral de evasão escolar tem ficado em torno de 7%.

– Os alunos se matriculam, voltam para suas cidades de origem para pegar seus pertences e, quando retornam para o início das aulas e descobrem que não têm onde morar, desistem do curso – lamentou a técnica em assuntos educacionais.

Ainda segundo ela, os três principais motivos da evasão, pela ordem, são: falta de moradias, alimentação cara e transporte deficitário. Sobre este último, foi informado pelo assessor de Mobilidade Urbana que uma nova linha de ônibus estará sendo disponibilizada a partir do início de março para atender a demanda estudantil.

– A linha se chamará Centro/Unipampa, com saídas do campus de 20 em 20 minutos – garantiu José Antônio Maciel, que conversou com a empresa que presta esse serviço.

O prefeito, de imediato, ordenou a construção de novas paradas de ônibus para facilitar o acesso dos alunos ao transporte. Sobre a escassez de moradias, Gil sugeriu que seja desenvolvida uma campanha junto aos meios de comunicação para chamar a atenção da sociedade, mobilizando-a em torno do assunto.

– Um quarto, uma peça nos fundos de casa, na garagem, não importa. Enquanto não surgirem novas construções, é fundamental que os moradores que têm possibilidade disponibilizem um local em suas residências para abrigar esses estudantes – disse o chefe do Executivo.

O ano letivo inicia em 10 de março. Serão matriculados 300 novos alunos – cerca de 70% de fora do município – divididos entre os cursos de Agronomia, Nutrição, Ciência e Tecnologia Agroalimentar, e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia.

Fonte/Foto: Ascom PMI