15/03/2011 | Terça-feira | 11h28

Reitora da Unipampa quer tornar campus de Itaqui polo de desenvolvimento tecnológico

Maria Beatriz Luce foi recebida nesta segunda pelo prefeito Gil

Da esq. pra dir.: Maria Beatriz Luce, Hamilton Berro, prefeito Gil e Eloir Missio

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na tarde desta segunda-feira (14) com a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce, e o diretor do campus de Itaqui, Eloir Missio. O encontro ocorreu na prefeitura e contou também com as presenças de alguns docentes da instituição de ensino, e dos secretários municipais Hamilton Berro (Fazenda) e Hildebrando dos Santos (Relações Institucionais), e do substituto da Agricultura, Thomaz Sanchotene.

Durante a reunião, foi discutida a necessidade de tornar o campus local um polo de desenvolvimento tecnológico, momento em que foi mostrada a planta do Parque Científico e Tecnológico do Pampa, que será construído em Alegrete. Para tanto, segundo a reitora, seria indispensável fomentar incubadoras de base tecnológica. E o projeto Bacia Leiteira, da Secretaria de Agricultura, surgiu como opção, o que interessou Maria Luce. Segundo Thomaz Sanchotene, são produzidos diariamente 2 mil litros de leite, que são comercializados com a Elegê. Ele também disse que quatro resfriadores serão adquiridos em breve. Novos encontros serão agendados para discutir o assunto.

A reitora ainda falou sobre as obras de infraestrutura do campus de Itaqui, informando que estão previstos novos investimentos em 2011. Ela solicitou uma reunião na Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). O prefeito, que participará de reunião da Amfro na próxima segunda-feira (21), em Porto Alegre, sugerirá a inclusão de uma pauta para tratar de assuntos referentes à universidade em reunião posterior a do dia 21.

A Unipampa, somando todos os dez campi, conta hoje com cerca de 500 professores, 500 técnicos administrativos e 8,5 mil alunos.

Fonte/Foto: Ascom PMI