15/04/2011 | Sexta-feira | 15h47

Educação marca presença em evento sobre o Escolas Bilíngues de Fronteira

Município esteve representado em Brasília pelas professoras Araci Barboza e Maria Luiza Monçalves

Professoras Maria Luiza e Araci (3ª e 4ª, a partir da dir.) durante uma das reuniões em Brasília

Foto: Divulgação

As professoras Araci Barboza, da Secretaria de Educação, e Maria Luiza Monçalves, da escola Vicente Solés, participaram nos dias 28 e 29 de março, em Brasília, de evento do Ministério da Educação sobre o programa Escolas Bilíngues de Fronteira – parceria entre os governos brasileiro e argentino que propõe um ensino comum em escolas de zona de fronteira, a partir do desenvolvimento de um programa para a educação intercultural, com ênfase no ensino do português e do espanhol. Estiveram presentes representantes de secretarias municipais de todo o Brasil, escolas, universidades e do Ministério.

Segundo Araci e Maria Luiza, o evento teve dois objetivos: discutir a proposta pedagógica do programa e os desafios/problemas que impedem um melhor desenvolvimento do mesmo. Sobre este último, foram levantadas as seguintes questões: dificuldade de deslocamento e de interação entre os países em razão da falta de recurso disponível; horários de travessia de um país para o outro diferenciados; falta de material pedagógico e resistência de alguns professores em aceitarem o programa por falta de verba complementar.

Mas apesar das dificuldades externadas, ficou definido que o programa terá continuidade no segundo semestre desse ano. Cada escola participante receberá uma ajuda de custo, de acordo com a Resolução n° 3, de 1º de abril de 2010, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para transporte e material de consumo e de infraestrutura.

Em Itaqui, participam do programa as escolas Vicente Solés e Otávio Silveira, que com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vêm desenvolvendo as atividades de forma ininterrupta desde 2008 – ano que teve início o programa no município –, em parceria com escolas argentinas de Alvear e La Cruz.

Fonte: Ascom PMI
Foto: Divulgação