06/05/2011 | Sexta-feira | 12h29

Agricultores cobram de instituição bancária agilidade na liberação de recursos do Pronaf

Produtores estiveram reunidos na manhã desta sexta na prefeitura

Previsão é de que recursos sejam liberados em 30 dias

Foto: Ascom PMI

No início da manhã desta sexta-feira, a prefeita em exercício Claudete Machado reuniu-se com parte dos produtores rurais beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), integrante do Plano Nacional de Reforma Agrária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também participaram da reunião, ocorrida no gabinete do prefeito, o secretário de Agricultura, Oneide Machado, o substituto, Thomaz Sanchotene Jr., o corretor de imóveis, Vicente Loureiro, e representantes do Banco do Brasil e da Emater-RS.

Durante o encontro, entre outros assuntos tratados, foi cobrado da instituição bancária agilidade na liberação de recursos para plantio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo o que foi informado pelo representante do banco, a previsão é de que em 30 dias os valores sejam disponibilizados aos agricultores.

Ao todo, são 14 famílias que adquiriram recentemente, em conjunto, na localidade de Sesmaria Rocha, denominada ‘Corredor das Tropa’, 76 hectares financiados de campo, com dois anos de carência para iniciar o pagamento das parcelas, que por sua vez poderão ser quitadas em 17 anos. No local, estão sendo plantados, entre outros alimentos, melancia, mandioca, moranga, milho, feijão, abóbora e amendoim.

O Programa

O Programa Nacional de Crédito Fundiário possibilita a trabalhadores rurais, posseiros, arrendatários e filhos de agricultores familiares o acesso à terra, contribuindo na ampliação e consolidação da agricultura familiar, buscando o aumento da renda e a consequente melhoria das condições de vida da população rural.

As novas condições do Crédito Fundiário representam uma redução de mais de 30% do custo de financiamento. O programa veio substituir o Banco da Terra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.