03/05/2011 | Terça-feira | 15h41

Gil vê com bons olhos proposta de empresa para transportar lixo de Itaqui para aterro sanitário em Candiota

Ideia é desativar o lixão, recuperar a área degradada e construir um aterro sanitário em outro local

Empresa propõe transportar o lixo de Itaqui para um aterro sanitário em Candiota

Foto: Ascom PMI

A Meioeste Ambiental, através do engenheiro civil e sanitarista Paulo Carpes da Costa, um dos sócios-proprietários da empresa localizada em Caçador (SC), esteve na manhã desta terça-feira reunido com o prefeito Gil Marques Filho para encaminhar proposta de transferência dos resíduos sólidos produzidos no município para o Aterro Sanitário Metade Sul, localizado em Candiota, distante 522 km de Itaqui.

Situado em uma área de 4,5 hectares recuperada pela Meioeste, localizada dentro de uma antiga mina da Companhia Riograndense de Mineração, o aterro tem capacidade para receber resíduos de pelo menos 20 municípios da região pelos próximos 24 anos.

A proposta encaminhada pela Meioeste é a seguinte: R$ 105,00 por tonelada de lixo. E o cálculo é simples. Como são produzidos em média entre 15 e 20 toneladas de resíduos sólidos por dia em Itaqui, o custo mensal da operação ficaria em torno de R$ 50 mil e R$ 60 mil. O transporte para Candiota, segundo Paulo, ocorreria de três em três dias.

Se a parceria se concretizar, será assinado um contrato emergencial entre ambas as partes. Com isso, o município ficaria obrigado, dentro de um prazo estabelecido, em desativar e recuperar a área degradada do lixão, assim como disponibilizar um novo local para a construção de um aterro sanitário municipal ou, se for o caso, regional.

O sócio-proprietário da Meioeste também propôs ao prefeito o serviço de coleta normal e seletiva de resíduos sólidos, que teria um custo aproximado de R$ 65 mil mensais. Mas em razão do valor elevado, considerando os dois serviços que seriam prestados, o prefeito se interessou apenas na transferência dos resíduos para Candiota. A possibilidade de que o contrato seja assinado é grande, pois Gil não vê a hora de resolver definitivamente o problema, que vem sendo passado de administração para administração.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Lauter, foi quem trouxe Paulo a Itaqui para conversar com o prefeito, já que não vem medindo esforços para solucionar a questão. Lauter também participou da reunião, ocorrida na prefeitura, e que contou ainda com a presença da bióloga da Secretaria, Gisele Marques, entre outros.

Fonte/Fotos: Ascom PMI