09/06/2011 | Quinta-feira | 15h56

Prefeito quer ajudar associações de bairros que não têm sede

Assunto foi discutido na manhã desta quinta com líderes comunitários

Prefeito (de costas) conversa com os líderes comunitários

Foto: Ascom PMI

Reunidos com o prefeito Gil Marques Filho durante a manhã desta quinta-feira,
na prefeitura, presidentes de associações de bairros solicitaram apoio do chefe do Executivo em relação à construção das sedes das associações que ainda não possuem uma.

Para isso, o prefeito solicitou a presença na reunião da assessora de planejamento, Sandra Krahn, que explicou aos presidentes que a ajuda do Executivo pode ocorrer na forma de doação de terreno, prédio, ou ainda de uma verba para aquisição de materiais de construção – nas três hipóteses, mediante criação de lei municipal.

Sandra sugeriu que as necessidades de cada associação sejam colocadas no papel e entregues ao presidente da União dos Círculos e Associações Comunitárias de Itaqui (UCACI), Roberto Martinez, que também esteve presente no encontro. O próximo passo seria a análise das informações repassadas, caso a caso, junto ao setor jurídico da prefeitura. Para Gil, a ajuda tem de ser igual para todos.

– São situações diferentes, pois umas possuem terreno e outras não. Mas a ajuda tem de ser igual, sem privilégios – ressaltou o prefeito, que completou dizendo que as associações de bairro têm uma importância social ímpar no desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas.

Outra reivindicação encaminhada ao chefe do Executivo diz respeito à solicitação à Receita Federal de doação de produtos apreendidos pelo órgão. A ideia dos líderes comunitários é de que eles fossem entregues ao solicitante – no caso a prefeitura –, que por sua vez os repassaria às associações, para que estas presenteassem crianças e jovens dos bairros durante as festas de final de ano. Gil encaminhou o pedido ao chefe de gabinete, Daltro Bernardes.

Estiveram presentes no gabinete do prefeito os presidentes Fernando Tavares (José da Luz), Márcia Requelme (Britadeira), Dilma Floriano (Várzea), Ilca Figueiredo (Cerrinho) e Albino da Costa (Cafifas). O bairro Ponte Seca é o outro que ainda não tem sede.