14/07/2011 | Quinta-feira | 16h41

Desapropriada área do Esporte Clube 14 de Julho

Com isso, projeto de construção do complexo esportivo pode ser encaminhado para captação de recursos

Prefeito Gil, diretoria do 14, secretário Hildebrando e procurador do município, Robson Reis, posam juntos para foto

Foto: Ascom PMI

Tinha que ser justamente no dia 14 de julho. No final da manhã desta quinta-feira, a diretoria do Esporte Clube 14 de Julho, reunida com o prefeito Gil Marques Filho, em seu gabinete, comunicou ao chefe do Executivo que a área onde está situado o clube foi desapropriada pela Justiça. A partir de agora, o imóvel ficará em poder do município.

O prefeito havia assinado, em 19 de janeiro de 2010, decreto que declarava quatro terrenos do 14 de Julho – que haviam sido penhorados nos autos da Execução Trabalhista nº 80005.871/00, pelo credor Marcelino Ponce – áreas de utilidade pública para fins de desapropriação.

O decreto foi assinado porque os terrenos serão utilizados – juntamente com o restante da área do clube, localizada entre as ruas Rodrigues Lima e Humberto Degrazia (sentido leste-oeste), e Euclides Aranha e Borges do Canto (sentido norte-sul) – para a construção do denominado Complexo Esportivo Municipal 14 de Julho, que, depois de pronto, será administrado por meio de parceria entre a prefeitura e o 14.

O projeto prevê a revitalização do campo de futebol – com acréscimo de arquibancadas para seis mil pessoas e iluminação para jogos à noite –, construção de ginásio com capacidade para 5,3 mil espectadores, quadra poliesportiva, área comercial e aproveitamento da água da chuva com armazenamento em cisternas. O custo do complexo giraria em torno de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões, dependendo das especificidades da obra.

Com a desapropriação da área, o projeto – de autoria do arquiteto Anderson Gonçalves Pinto, da Arquitetura Única, de Porto Alegre – pode ser encaminhado aos órgãos competentes para captação de recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte.