12/07/2011 | Terça-feira | 16h57

Executivo, Legislativo, Liesi e escolas de samba se reúnem para dar rumo ao carnaval de rua de 2012

Conselho composto pelos presidentes das entidades irá gerar e administrar os recursos da maior festa popular brasileira em conju

Reunião deu rumo ao carnaval de rua de 2012

Foto: Ascom PMI

Conforme haviam ventilado durante a realização de um seminário sobre o carnaval promovido pela Câmara de Vereadores no último mês de junho, o prefeito Gil Marques Filho, o presidente do Legislativo, Lauro Hendges, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Itaqui (Liesi), Márcio Motta, o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Marcos dos Santos, e os presidentes das escolas de samba Uirapuru, Águias do Samba, Império do Arco-Íris, Ênio Sayago e Acadêmicos da Mocidade reuniram-se no final da manhã desta terça-feira, no gabinete do prefeito, com o objetivo de dar um rumo para carnaval de rua de 2012. E parece que conseguiram.

Na ocasião, o prefeito solicitou aos presidentes das escolas uma comunicação por escrito sobre o anunciado descontentamento das entidades em relação à condução do trabalho da Liesi. Tão logo seja apresentado esse documento, Gil nomeará os membros da Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari), gestão 2011-2012, e criará um conselho, composto exclusivamente pelos presidentes das escolas, para, em conjunto com a Comcari, gerar e administrar os recursos para a estruturação da avenida e das entidades carnavalescas. À Liesi, segundo vontade de todos os participantes da reunião, caberá tão somente realizar aquilo que prevê seu estatuto, ou seja, contratar os jurados, montar o regulamento da disputa, organizar a ordem dos desfiles, entre outras atribuições ligadas exclusivamente à competição entre as escolas de samba.

Sobre o presidente da Comcari, o prefeito irá nomear alguém de sua confiança, mas que, principalmente, tenha um bom relacionamento com todas as entidades – nas palavras do chefe do Executivo, tenha um “trânsito livre”. Ainda durante o encontro, o secretário Marcos apresentou os custos da prefeitura com o carnaval deste ano. Segundo ele, foram gastos R$ 248.060,00, divididos da seguinte forma: sonorização e iluminação (R$ 49.750,00); infraestrutura (R$ 98.250,00); faixas para a corte (R$ 310,00); fantasias para a corte (R$ 8.160,00); locação do palanque oficial (R$ 7.100,00); produção da avenida (R$ 7.780,00); confecção de pulseiras (R$ 7.200,00); segurança (R$ 7.800,00); mesas (R$ 7.135,00); cadeiras (R$ 7.480,00); gráfica (R$ 5.970,00); troféus (R$ 765,00); jurados (R$ 18.900,00); ECAD-Direitos Autorais (R$ 8.160,00) e premiação (R$ 13.300,00).

Ainda houve um aporte de recurso no valor de R$ 78.600,00 para instalação dos postes de iluminação ao longo de toda a avenida. Segundo Marcos, como a estrutura montada é permanente, o valor não foi incluído na soma dos chamados gastos variáveis, que resultou na quantia de R$ 248.060,00.

– O importante é que houve um entendimento entre todos os envolvidos no processo. Agora é pensar para frente. O carnaval de rua de Itaqui é uma tradição que deve ser preservada, nem que para isso tenhamos que colocar um trio elétrico circulando pela cidade – disse Gil.