01/07/2011 | Sexta-feira | 15h39

Prédio fica na D. Pedro II, 1822

Nova sede localiza-se na Rua D. Pedro II, 1822

Foto: Ascom PMI

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-Acolher), agora localizada na Rua Dom Pedro II, 1822, com um espaço mais moderno, amplo e bem equipado. Antes, o CRAS funcionava junto à Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

A nova estrutura dispõe de recepção, laboratório de informática, salas de reunião, atendimento psicossocial, oficinas e da coordenação, além de cozinha, brinquedoteca, miniauditório e banheiro com chuveiro. Compõem a equipe de trabalho a coordenadora Cláucia da Silva, as assistentes sociais Amanda Severo e Tainandria Passos, a psicóloga Catiele Bastos, a estagiária em Serviço Social, Thiéle Veiga, e ainda a agente administrativo, Ana Marshall, o auxiliar administrativo, Eduardo Seffrin, os digitadores Marcelo da Silva e Leonardo Borstmann, os recepcionistas João Marcos dos Santos, Kaiana Boeira e Cristiéli Zottis, e a serviços gerais Beatriz Medeiros. O fone para contato é o (55) 3433-5052 e o e-mail é cras-itaqui@hotmail.com.

O CRAS, mantido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e contrapartida do município, é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Destina-se à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação desses serviços no seu território de abrangência.

Neste momento, está em desenvolvimento no CRAS o programa ProJovem Adolescente, do MDS. Ao todo, são assistidos 230 adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade – em sua maioria oriundos de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou em situação de risco pessoal e social –, acompanhados por um orientador social e supervisionados por um profissional de nível superior do CRAS, também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). A gurizada está distribuída em nove grupos, denominados de coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens, espalhados por diversos bairros.

O programa objetiva fortalecer a convivência familiar e comunitária, proporcionando o retorno desses adolescentes à escola, fazendo com que eles permaneçam no sistema de ensino. Para tanto, são desenvolvidas atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o concorrido mercado de trabalho.

Participaram da solenidade de inauguração da nova sede do CRAS o prefeito Gil Marques Filho, o secretário do Trabalho e Assistência Social, Sandro Veiga, a coordenadora Cláucia da Silva, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Palma, entre outros.

– Fico extremamente feliz em poder contar com uma equipe de profissionais na área de assistência social que nos enche de orgulho. Essa nova sede, bem equipada, ampla, tão bem organizada, é resultado do trabalho e do esforço desses profissionais – discursou o prefeito.

Durante a solenidade, o Coral da Melhor Idade, vinculado à Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal do Idoso, realizou uma apresentação musical, e o pastor Miguel Silva, da Igreja Metodista, abençoou o local. O descerramento da fita ficou por conta do prefeito Gil, do secretário Sandro e da coordenadora Cláucia.

<<   |   >>