13/07/2011 | Quarta-feira | 15h47

Vice-prefeita participa de audiência pública na AL sobre o câncer de mama

Claudete fez um relato da passagem do Mamamóvel por Itaqui

Da esq. p/ dir.: pres. do IMAMA, Maira Caleffi, dep. Marisa Formolo (pres. da Com. de Saúde e M. Ambiente), pres. da AL, Adão Vilaverde e dep. Dr. Baséggio (pres. da Com. de Legislação Participativa)

Foto: Divulgação/Gab. da Vice-Prefeita

Na manhã desta quarta-feira, no plenarinho da Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre, a vice-prefeita Claudete Machado participou de audiência pública promovida pelas comissões de Saúde e Meio Ambiente, e de Legislação Participativa, e também pela Frente Parlamentar Gaúcha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.

Na ocasião, foi debatida a questão referente à demora para se iniciar tratamento pelo SUS depois de diagnosticado o câncer de mama. Também foi discutido o melhor aproveitamento dos mámografos da rede publica, pois em muitos municípios a procura por exames quase inexiste, enquanto que em outros existem listas de espera.

Os participantes da audiência ainda solicitaram a manutenção do convênio do Instituto da Mama do RS (IMAMA) com a Secretaria Estadual da Saúde, permitindo com que o Mamamóvel continue realizando exames de mamografia em suas visitas às cidades do interior. Para isso, é necessário que o Banrisul volte a patrocinar o projeto, uma outra solicitação dos presentes.

Aproveitando a oportunidade, a vice-prefeita Claudete fez um relato sobre a passagem do Mamamóvel por Itaqui, destacando que 160 exames de mamografia foram realizados em apenas três dias.

O câncer de mama foi recentemente tema de uma reportagem especial apresentada durante toda a semana pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de casos diagnosticados da doença.

Fonte: Gabinete da Vice-Prefeita