Notícias

11/08/2011 | Quinta-feira | 15h40

Agricultura e Educação mantêm parceria para produzir hortaliças nas escolas e projetos sociais

Objetivo é desenvolver nos alunos o hábito da alimentação saudável

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Estufa construída na Escola Osório Braga. À direita, alfaces cultivados por meio da hidroponia

Estufa construída na Escola Osório Braga. À direita, alfaces cultivados por meio da hidroponia
Foto: Arquivo/Ascom PMI

A Secretaria de Agricultura vem trabalhando em conjunto com a de Educação, construindo nas escolas municipais da sede e do interior, e em projetos sociais, hortas ao ar livre ou protegidas por estufas, para o cultivo, por exemplo, de alface, couve e moranguinho. As hortaliças estão sendo plantadas no solo ou suspensas, no chamado sistema hidropônico.

O objetivo da parceria entre as secretarias é desenvolver nos alunos o hábito da alimentação saudável. A ideia é que também se sintam estimulados em cultivar as hortaliças em suas próprias residências, motivados pelo aprendizado sobre as propriedades nutricionais dos alimentos e suas técnicas de plantio. Além de consumi-las durante as refeições, poderiam comercializá-las, aumentando a renda familiar.

Já foram construídas hortas nas escolas Vicente Solés – na sede – e Osório Braga – em Itaó, no interior do município. A Associação Comunitária do Bairro Chácara (Acobac) também tem uma, que atende crianças e jovens do projeto Viva a Diferença, vinculado à Secretaria de Educação.

Fonte: Secretaria de Agricultura

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI