22/08/2011 | Segunda-feira | 12h49

Centro de Atenção Psicossocial ganha uma Kombi zero quilômetro

Veículo foi entregue na manhã desta segunda-feira, 22, à coordenadora Lautia Boaz

Prefeito Gil, secretária Eliane e coordenadora Lautia com a chave da Kombi

Foto: Ascom PMI

Na manhã desta segunda-feira, 22, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 'Mentes Brilhantes' foi contemplado pela Secretaria de Saúde com um veículo Kombi zero quilômetro. O utilitário será utilizado no transporte dos usuários do CAPS para participação em atividades sociais, assim como em visitas domiciliares às famílias dos assistidos.

O ato de entrega do veículo à coordenadora Lautia Boaz ocorreu na sede do CAPS e contou com as presenças do prefeito Gil Marques Filho e da secretária de Saúde, Eliane Piffero. O usuário Francisco Monson agradeceu ao prefeito em uma folha de papel a entrega da Kombi.

Aproveitando a ocasião, Gil caminhou pela horta que existe no local e colheu um pé
de alface – a horta foi desenvolvida por alunos de Agronomia do campus local da Unipampa e é mantida pelos usuários. Beterraba, rabanete, cebolinha, cenoura, moranguinho e couve são as outras espécies de hortaliças cultivadas no pequeno pedaço de terra, que serve para abastecer as refeições consumidas no ‘Mentes Brilhantes’.

Serviço Residencial Terapêutico

O CAPS 'Mentes Brilhantes' está a um passo de implantar o Serviço Residencial Terapêutico 'Casa Nossa', que tem como objetivo prestar atendimento integral ao usuário de saúde. Para a coordenadora do projeto, Camille Fernandes, o SRT é uma necessidade em Itaqui. Segundo ela, existem pessoas no município em situação de vulnerabilidade social e que não contam com suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia, necessitando, assim, de acolhimento intensivo e especializado.

A residência terapêutica contará com estrutura formada por copa e cozinha, dois banheiros, três ou quatro dormitórios, sala de convivência, lavanderia e área de lazer externa. O local será mantido com recursos das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, e do Governo Federal, por meio do Programa de Serviços Residenciais Terapêuticos. A unidade abrigará no máximo oito moradores e ficará instalada em uma casa próxima ao 'Mentes Brilhantes'.

CAPS Álcool e Drogas (AD)

No próximo dia 1º de setembro, o CAPS inaugurará sua mais nova unidade, que assistirá exclusivamente a pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e drogas. O CAPS AD 'NOIA' (Núcleo de Orientação e Incentivo à Abstinência) funcionará na Rua Humberto Degrazia, a uma quadra do Esporte Clube 14 de Julho. O trabalho terá a finalidade de reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa.

Programa de rádio

Nesta sexta-feira, 26, o CAPS estreia o programa 'Rádio do Coração', na Portal FM. O programa irá ao ar todas as sextas-feiras, das 12h às 13h, e abordará temas como saúde mental, cultura e informações gerais.

O que são os CAPS? Para que servem?

Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários e que oferecem atendimento diário à população. Eles têm como objetivo realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, os CAPS têm valor estratégico para a reforma psiquiátrica brasileira. Com a criação desses centros, possibilitou-se a organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico no país.

O CAPS 'Mentes Brilhantes' funciona em Itaqui desde 2006. Sua sede está localizada na Rua Clemente Goudinho, 270, anexa ao Hospital São Patrício. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h. O telefone para contato é o (55) 3433-7490. Segundo a coordenadora Lautia, 1,7 mil pessoas que sofrem algum tipo de transtorno metal no município estão cadastradas no CAPS e recebendo algum tipo de assistência.

<<   |   >>