Notícias

26/08/2011 | Sexta-feira | 15h18

Educação participa de encontro em Arroio dos Ratos

Na pauta, os programas federais Mais Educação e Segundo Tempo

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Da esq. pra dir.: Magda (Educação de Arroio dos Ratos); Gilmar (sec. de Educação de Arroio dos Ratos); Elisete; Michele (Ministério do Esporte) e Denice (Educação de Arroio dos Ratos)

Da esq. pra dir.: Magda (Educação de Arroio dos Ratos); Gilmar (sec. de Educação de Arroio dos Ratos); Elisete; Michele (Ministério do Esporte) e Denice (Educação de Arroio dos Ratos)
Foto: Divulgação/Sec. de Educação

A coordenadora dos projetos sociais da Secretaria de Educação, Elisete Pereira, participou nesta quinta-feira, 25, em Arroio dos Ratos, de um encontro com os representantes dos municípios gaúchos contemplados pelos programas federais Mais Educação e Segundo Tempo.

O Mais Educação, do Ministério da Educação, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica (fonte: portal do MEC).

Já o Segundo Tempo, da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Ambos os programas estão sendo implantados no Estado (fonte: portal do Ministério do Esporte).

Elisete, durante sua manifestação no encontro, contou que a Secretaria de Educação de Itaqui, através de recursos próprios e de parceiros locais, vem realizando os projetos Cidadão em Ação, Viva a Diferença e AABB Comunidade – este, em parceria com o Banco do Brasil –, onde crianças e adolescentes são assistidos durante o turno inverso ao da escola. Para a coordenadora, os dois programas federais contribuirão muito para a manutenção e o desenvolvimento das atividades, já que recursos deverão aportar no município.

– Diante do que eu ouvi dos representantes dos municípios presentes, Itaqui deve se orgulhar dos projetos aqui desenvolvidos, graças ao trabalho da Secretaria de Educação e à colaboração do empresariado e de entidades parceiras. Com o aporte de recursos, o que já é bom vai ficar melhor ainda – comemora Elisete.

Fonte: Secretaria de Educação

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI