04/08/2011 | Quinta-feira | 15h46

Escolhido slogan da campanha de coleta seletiva do lixo

Frases das escolas Tito Corrêa Lopes e Dr. Roque Degrazia foram as vencedoras do concurso cultural promovido pela Secretaria do

Comissão reunida para a escolha do slogan da campanha

Foto: Ascom PMI

Na manhã desta quinta-feira, no gabinete do prefeito, a comissão responsável pela formatação da campanha de coleta seletiva do lixo reuniu-se para escolher a frase do concurso cultural promovido pela Secretaria do Meio Ambiente entre as escolas municipais, estaduais e particulares, que servirá de slogan da campanha.

Segundo a comissão – formada pelo prefeito Gil Marques Filho, pelos secretários Jorge Lauter (Meio Ambiente), Eliane Goulart (Saúde), Valdir Fontela (Serviços Urbanos) e Sandro Veiga (Trabalho e Assistência Social), além da secretária substituta do Meio Ambiente, Gisele Marques, da vereadora Mara Ayub (representante do Legislativo) e do professor Paulo Corrêa dos Santos (representante da Secretaria de Educação) –, todas as escolas foram convidadas a participar, sendo que dez participaram e, dessas, oito enviaram as frases escolhidas nos educandários para análise da comissão, que chegou a um veredicto durante a reunião.

Foram duas as escolhidas, que, juntas, comporão o slogan da campanha. Uma delas é de autoria da aluna Wictória Maria Brum, estudante do turno da manhã da 5ª série A da Escola Estadual Tito Corrêa Lopes. A frase diz o seguinte: ‘Itaqui Minha Paixão. Recicle com Coração’. A outra é da aluna Amanda Teixeira Dias, que estuda na turma 82 da 8º série da Escola Estadual Dr. Roque Degrazia. A frase dela diz: ‘Separe, Recicle, Modifique’. Com a união das duas, o slogan da campanha ficará da seguinte forma: ‘Itaqui Minha Paixão. Recicle com Coração – Separe, Recicle, Modifique’. Cada aluna será premiada com uma bicicleta, presenteadas pelas secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social.

Num primeiro momento, 50 pares de lixeiras – para depósito de lixo seco e orgânico – serão instalados em diversos pontos da cidade. Elas estão sendo fabricadas em Itaqui com material alternativo, composto por pneus usados e metal galvanizado. A distribuição de material informativo ocorrerá junto com o lançamento da campanha, ainda sem data prevista.

A intenção da comissão é de fazer com que a comunidade adquira o hábito saudável de separar o lixo orgânico – de origem animal ou vegetal – do seco – papel, metal, vidro, plástico, entre outros –, com o intuito de facilitar a vida dos catadores e incentivar ainda mais o trabalho de reciclagem, contribuindo para com a preservação do meio ambiente.