17/08/2011 | Quarta-feira | 10h42

Ex-presidente da Comcari e secretário de Cultura vão ao Legislativo prestar contas do Carnaval 2011

Presença das autoridades foi requerida pelo vereador Éber de Almeida (PDT)

Jorge Lauter fala sobre o Carnaval 2011. Ao seu lado, secretário Marcos e vereador Lauro

Foto: Ascom PMI

Por solicitação do vereador Éber de Almeida (PDT), o ex-presidente da Comissão Pró-Carnaval de Itaqui (Comcari) e secretário do Meio Ambiente, Jorge Lauter, e o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Marcos dos Santos, participaram da sessão plenária da Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira, para prestar contas do Carnaval 2011.

Na ocasião, usando o espaço da Tribuna Popular, a dupla respondeu a perguntas somente dos vereadores Éber e Aline Coffi (PMDB), em sua maioria sobre a estrutura da avenida. Éber ainda disse que “as denúncias do senhor Márcio Motta (presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Itaqui – Liesi) não estão documentadas, são apenas palavras jogadas ao vento”. Os vereadores Albino da Costa (PSB) e Mara Ayub (PDT) se restringiram a comentar o episódio, ressaltando que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa está sendo motivada por “questões meramente políticas”.

A CPI foi requerida na semana passada pelo vereador Igor Ardais (PP), em razão das acusações proferidas duas semanas atrás, também na Tribuna Popular, pelo presidente da Liesi, sobre um suposto mau gerenciamento da Comcari em relação aos recursos do Carnaval 2011. Na noite desta terça, porém, o autor do requerimento não quis fazer perguntas aos representantes do Executivo, sob o argumento que só as fará na CPI. A mesma linha de raciocínio seguiu o vereador Albino da Silva (PMDB). Já a vereadora Gislaine Brum (PSB) abriu mão de usar a palavra, o vereador Márcio Palma (PP) chegou à sessão durante o encerramento da Tribuna Popular e o presidente da Casa, Lauro Hendges (PDT), se limitou a conduzir os trabalhos.

Conforme prevê o regimento interno da Câmara de Vereadores, o requerimento da CPI foi encaminhado para análise do procurador legislativo, Cid Krahn, que já emitiu seu parecer sobre a sugestão do vereador Igor – o parlamentar justifica a instalação da CPI assim: “A presente Comissão está sendo sugerida referente à prestação de contas da Comcari 2011”. O documento, desde esta terça-feira, encontra-se com o presidente Lauro. Agora, cabe a ele uma decisão.