23/08/2011 | Terça-feira | 10h05

Prefeito assina contrato com o Governo do Estado e concretiza a participação de Itaqui no Programa Gaúcho de Microcrédito

Assinatura do documento ocorreu na sede do Banrisul em Porto Alegre

Prefeito Gil (1º da dir. pra esq.) assina o contrato de participação no programa na companhia de Daltro (3ª da dir. pra esq.) e de representantes do Estado

Foto: Divulgação/Banrisul

Na última quinta-feira, 18, em Porto Alegre, o prefeito Gil Marques Filho, acompanhado do chefe de Gabinete Daltro Bernardes, assinou contrato com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e do Banrisul, que concretiza a participação do município no Programa Gaúcho de Microcrédito, que já possui, contando Itaqui, 25 municípios e três instituições comunitárias de crédito credenciadas. A assinatura do documento ocorreu na sede do Banrisul, no Centro, após o lançamento do programa em solenidade realizada no Palácio Piratini.

A partir de agora, Itaqui está habilitado a operar o programa por meio da prestação de serviços na contratação, concessão e cobrança administrativa junto aos tomadores do financiamento. O programa se desenvolve junto à base produtiva do Estado, possibilitando acesso de quem se encontra em situação de vulnerabilidade.

O Programa Gaúcho de Microcrédito – que no município, segundo o prefeito, ganhará o nome simbólico de 'Crédito para Todos' – deve conceder R$ 200 milhões este ano em operações de R$ 300,00 a R$ 15 mil em créditos, com taxas de juros entre 1,49% e 3,49%, de acordo com o valor sacado e a modalidade do empréstimo. Os recursos totais de R$ 2 bilhões, oriundos do Banrisul e do BNDES, garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro e Pequena Empresa, serão destinados ao programa para atender as demandas de crédito dos micro e pequenos empreendedores formais e informais. O fundo garantidor do sistema terá um aporte de R$ 50 milhões do Governo do Estado.

Além de Itaqui, estão credenciados os municípios de Alvorada, Balneário Pinhal, Bom Retiro do Sul, Camaquã, Capão da Canoa, Capão do Leão, Charqueadas, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Encantado, Ijuí, Nova Santa Rita, Panambi, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Santa Bárbara do Sul, Sapiranga e Venâncio Aires. Também assinaram contrato a Instituição Comunitária de Crédito Central, de Santa Maria, a Instituição Comunitária de Crédito Serra, de Caxias do Sul, e a Instituição Comunitária de Crédito Médio Alto Uruguai e Região Celeiro, de Frederico Westphalen.

A vice-prefeita Claudete Machado havia representado o município, no último dia 10, também na sede do Banrisul, na Capital gaúcha, no ato de adesão dos municípios e das instituições de crédito ao Programa Gaúcho de Microcrédito.