10/08/2011 | Quarta-feira | 12h33

Prefeitura sedia Consulado Argentino Itinerante

Foram prestados serviços consulares a argentinos e brasileiros

Consulado Argentino Itinerante instalado no gabinete da vice-prefeita

Foto: Ascom PMI

Durante a manhã desta quarta-feira, o prefeito Gil Marques Filho colocou a estrutura da prefeitura à disposição do cônsul adjunto da Argentina em Uruguaiana, Alejandro Massucco, e sua equipe, para prestação de serviços consulares a argentinos e brasileiros dentro do chamado 'Consulado Argentino Itinerante'.

Instalado no gabinete da vice-prefeita, o cônsul adjunto coordenou os trabalhos dos funcionários Eduardo Quijano e Nora Cristina Jaques. Na ocasião, eles atenderam a uma demanda considerável de cidadãos de ambas as nacionalidades que buscaram informações diversas sobre questões burocráticas e legais envolvendo os dois países, como tráfego fronteiriço de veículos e pedestres, expedição de vistos, participação em eleições, entre outras. Os argentinos também se colocaram à disposição das autoridades municipais.

Segundo Alejandro, essa prestação de serviços consulares é realizada com frequência pelo Consulado de Uruguaiana nos municípios da Fronteira Oeste, considerada sua área de atuação. O objetivo é assistir aos argentinos residentes ou de passagem pelo Brasil, assim como aos brasileiros que visitam a Argentina com frequência, seja a turismo ou a trabalho, ou que ainda possuam domicílio no país vizinho.