15/09/2011 | Quinta-feira | 11h27

Candeeiro Crioulo foi aceso pelo hospedeiro José Ilson Carpes

Momento do acendimento do Candeeiro Crioulo

Foto: Jocemar Maretoli/CVI

Depois de percorrer 86 km, a Chama Crioula chegou à Praça Marechal Deodoro da Fonseca por volta das 17 horas desta quarta-feira, 14, para a solenidade de abertura da Semana Farroupilha, organizada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), que em 2011 está completando 21 anos.

Os cerca de 200 cavaleiros partiram da Fazenda Santa Jalva – hospedeira da Chama Crioula 2010/11 –, localizada em São Donato, no último domingo, 11. Durante a cavalgada de três dias até o Centro da cidade, foram liderados pelo proprietário da fazenda, José Ilson Carpes, e por representantes da Cosfa, que tem no comando, pela 4ª vez, Braz Itacir Calvano.

Chegando à Praça, o enorme contingente se posicionou em frente ao palanque oficial, momento em que foi iniciada a solenidade com o hasteamento das bandeiras do Brasil (pelo tenente-coronel Carlos Magno do Nascimento, comandante do 1º RC Mec), do Estado (pelo capitão André Luiz Stein, comandante da Brigada Militar) e do Município (pelo prefeito Gil Marques Filho), sob a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o prefeito Gil fez um pronunciamento de exaltação às tradições gaúchas e declarou aberta a Semana Farroupilha de Itaqui. Na sequência, o hospedeiro José Ilson Carpes acendeu o Candeeiro Crioulo e, logo após, foi executado o Hino Rio-Grandense. Por fim, as entidades tradicionalistas, uma a uma, com seus representantes a cavalo, buscaram uma centelha da chama das mãos do hospedeiro, encerrando a solenidade.

O público presente, em grande número, ainda teve a oportunidade de curtir na Praça o show do grupo itaquiense Balanço da Fronteira, que animou a todos com seu repertório variado de músicas gaúchas até o anoitecer.

Os desfiles farroupilhas, em homenagem à Guerra dos Farrapos (1835-1845), acontecem na terça-feira, 20, a partir das 10 horas, na Rua Independência. As entidades tradicionalistas partirão da esquina da Rua Saldanha da Gama, encerrando o percurso na altura da Rua Tiradentes.

O tema farroupilha deste ano é 'Nossas Raízes', e o troféu 'Manoelito de Ornellas', os prêmios em dinheiro e os certificados de participação na condução da Chama Crioula serão entregues no próximo dia 23, a partir das 19h30min, no Teatro Prezewodowski.

<<   |   >>