09/09/2011 | Sexta-feira | 14h59

Evento contou com a presença do prefeito Gil Marques Filho

Hasteamento dos pavilhões

Foto: Ascom PMI

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realizou no final da manhã desta sexta-feira, 9, na Fazenda Santa Jalva, na localidade de São Donato, a abertura oficial da Chama Crioula 2011. A solenidade é parte da programação interna da fazenda, hospedeira da chama.

Na ocasião, foram hasteados, sob a execução do Hino Nacional Brasileiro, as bandeiras do Brasil, do Estado, de Itaqui, de Maçambará e da Fazenda Santa Jalva, cujo proprietário é José Ilson Carpes. Logo após, o prefeito Gil Marques Filho usou a palavra para saudar a todos e declarar aberta a programação. A execução do Hino Rio-Grandense encerrou a solenidade, que teve como mestre de cerimônias o tradicionalista Lourenço Vargas. Em seguida, foi servido o almoço – um suculento churrasco feito no fogo de chão. Dezenas de tradicionalistas, representantes de CTGs, piquetes e outras entidades, estão acampados no local desde as primeiras horas da manhã da quarta-feira, 7.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários Marcos dos Santos (Cultura), Rogério Jardim (Indústria, Comércio e Turismo) e Hildebrando dos Santos (Relações Institucionais), além de vereadores.

Nesta sexta, ainda está prevista a realização de uma gineteada no final da tarde. Já a condução da Chama Crioula até a cidade inicia no domingo, 11. A chegada dos cavaleiros à Praça Marechal Deodoro da Fonseca está prevista para as 17 horas da quarta-feira, 14, após 86 km percorridos. Na ocasião, ocorrerá a solenidade de abertura da Semana Farroupilha. Confira abaixo o restante da programação interna da Santa Jalva, conforme divulgado pela Cosfa.

Sexta-feira, 9/9

> 17h: Gineteada

Sábado, 10/9

> 7h: Recolhida da cavalhada