22/09/2011 | Quinta-feira | 16h21

Ditran divulga números do trânsito

Iniciativa faz parte da Semana do Trânsito, que se encerra neste sábado, 24

Cruzamento da Borges com a Tito/Nápoles é um dos mais movimentados da cidade

Foto: Arquivo/Ascom PMI

A Semana do Trânsito começou no último dia 18 e se estende até este sábado, 24. Dentre as atividades desenvolvidas no município, a Divisão de Trânsito (Ditran) elaborou um material impresso que contém uma série de informações estatísticas sobre acidentes de trânsito em Itaqui, tendo como fonte a Brigada Militar e a própria Ditran. O documento foi entregue às emissoras de rádio e jornais para ampla divulgação.

As primeiras informações são sobre os tipos de acidente e compreendem os anos de 2008/09/10. Em 2008, ocorreram 109 acidentes com danos materiais, 104 com lesões corporais e 04 com mortes, totalizando 217 acidentes de trânsito.

Já em 2009 ocorreu um total de 194 acidentes, sendo que destes, 100 causaram danos materiais, 92 lesões corporais e 02 causaram mortes. E em 2010, dos 186 acidentes de trânsito ocorridos, 91 provocaram danos materiais, 92 lesões corporais e 03 provocaram mortes.

Também foram divulgados números referentes aos acidentes ocorridos no 1º semestre deste ano, que já chegam a 100. Destes, 45 foram com danos materiais, 53 com lesões corporais e 02 com mortes.

Segundo o documento, também neste 1º semestre, os locais onde foi registrado o maior número de acidentes são: Av. Borges de Medeiros (16) e ruas D. Pedro II (14) e 15 de Novembro (12).

Ainda conforme o material da Ditran, a imprudência dos motoristas é a maior responsável pelos acidentes de trânsito registrados no município. Eles acontecem, principalmente, por ultrapasagens indevidas em cruzamento de ruas e pelo fato de os motoristas não reduzirem a velocidade em esquinas de grande fluxo de pedestres e veículos.