Notícias

08/09/2011 | Quinta-feira | 15h03

Missa encerra a Semana da Pátria 2011

Grande público prestigiou os eventos comemorativos à independência do Brasil

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Escola realiza seu desfile em comemoração à independência do Brasil

Escola realiza seu desfile em comemoração à independência do Brasil
Foto: Divulgação/Sec. de Educação

A celebração de uma missa na Igreja Matriz de São Patrício encerrou na noite desta quarta-feira, 7, a Semana da Pátria 2011, organizada pela Secretaria de Educação. Um número significativo de fiéis compareceu ao templo para rezar pelo país.

Antes, pela manhã, foram realizados os últimos desfiles comemorativos à independência do Brasil. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e 1º RC Mec, nesta ordem, desfilaram seus contingentes pela Rua Bento Gonçalves – entre as ruas Osvaldo Aranha e David Canabarro – por cerca de uma hora, sob os olhares atentos de milhares de espectadores acomodados nas calçadas e em varandas e sacadas de casas e prédios.

Já durante a tarde, no mesmo local, ocorreu a premiação do Concurso de Bandas – evento que inaugurou a programação da Semana da Pátria, nos dias 27 e 28 de agosto, no Parcão. Logo após, por volta das 17 horas, foi extinto o Fogo Simbólico da Pira da Pátria. A Pira, por sinal, neste dia 7 completou 68 anos – sua construção aconteceu em 1943 por iniciativa da secção municipal da Liga de Defesa Nacional, presidida à época pelo ex-prefeito Togo Lima Barbosa, que contou com apoio financeiro do coronel Pedro Dinarte Pinto.

Desfiles das escolas

No último final de semana, dias 3 e 4, o público já havia lotado as quatro quadras da Rua Bento Gonçalves para acompanhar os primeiros desfiles. No sábado, 3, passaram pelo local as escolas Nossa Senhora Aparecida, Gládis Fernandes, José Gonçalves da Luz, Maria Cândida Piffero Monteiro, Rosa Solés de Matas, Casa da Criança, Bem-Me-Quer, Luiz Sanchotene, Osório Braga, João Matas Solés, Clarimundo Pinto e Técnica Itaquiense (acompanhada do Coral da Melhor Idade), além do Programa AABB Comunidade, do Lions e Leo Clube de Itaqui, da Igreja Assembléia de Deus (acompanhada do Pelotão Valentes de Davi), dos projetos Cidadão em Ação e Viva a Diferença, e das secretarias do Trabalho e Assistência Social e da Saúde.

No domingo, 4, foi a vez de desfilarem as escolas Corália Pereira Centeno, Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, Tito Corrêa Lopes, Aníbal Loureiro, São Patrício, Osvaldo Cruz, Otávio Silveira, Dr. Roque Degrazia, Prof.ª Odila Villordo de Moraes, José Gonçalves da Luz, Aureliano Barbosa, Getúlio Vargas, Ranulfo Lacroix, Vicente Solés, Santa Teresa de Jesus e Felipe Nery de Aguiar, assim como o Balcão Sesc/Senac, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), os Correios e a Secretaria de Educação.

Tema e homenagens

Este ano, o tema municipal da Semana da Pátria era ‘Itaqui enfatiza a Educação Infantil com um olhar nas diferenças na busca por uma Educação de excelência’. O tema homenageava as irmãs teresianas, há 100 anos no município educando gerações de itaquienses.

Também foi homenageada a maratonista Ilaine Wandscheer, nascida em Panambi e radicada em Itaqui desde 1996. Ilaine, inclusive, teve a honra de acender a Pira da Pátria com o Fogo Simbólico – que chegou ao município no último dia 16 de agosto, por meio da 74ª Corrida do Fogo Simbólico –, durante a solenidade de abertura da Semana da Pátria, na manhã do dia 1º.

Nesta edição, o destaque institucional ficou por conta da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Itaqui).

Resultados do Concurso de Bandas

Na modalidade Projetos, em 1º lugar ficou a Banda Marcial Escrevendo o Amanhã, do Projeto AABB Comunidade (252 pontos).

Já na modalidade Ensino Fundamental, em 1º lugar ficou a Banda Marcial Claiton Gonçalves, da Escola Municipal Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa (402,8 pontos). Em 2º lugar, empatadas, com 337,1 pontos, ficaram as bandas marciais Filhos do Pampa, da Escola Corália Pereira Centeno, e Polivalente, da Escola Estadual Dr. Roque Degrazia. E em 3º lugar ficou a Banda Marcial Maria da Graça do Nascimento, da Escola Municipal Getúlio Vargas (323,4 pontos).

Por fim, na modalidade Ensino Médio, em 1º lugar ficou a Banda Marcial Martha Luzia Delgado, da Escola Estadual Prof.ª Odila Villordo de Moraes (335,2 pontos). Em 2º lugar ficou a Banda Marcial Dragões da Independência, do Colégio Estadual São Patrício (322,2 pontos). Por fim, em 3º lugar ficou a Banda Marcial Osvaldo Cruz, do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz (307,89 pontos).

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Imagens Relacionadas
  •        
  •        
  •        
  •        
  •        
  •        
  •        
  •        
  •        

<<   |   >>