21/09/2011 | Quarta-feira | 15h18

Premiação será entregue na sexta-feira, 23, no Prezewodowski

Piquete José de Almeida Carpes faturou o 1º lugar

Foto: Luciano Heinsch

Na manhã desta terça-feira, 20, milhares de pessoas lotaram a rua Independência, entre as ruas Saldanha da Gama e Tiradentes, para acompanhar o desfile em homenagem à Revolução Farroupilha (1835-1845).

Organizado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), o evento reuniu dezenas de entidades tradicionalistas, entre piquetes e CTGs. O sol, o céu azul e a temperatura agradável, contrariando a meteorologia, fizeram todos esquecer a chuva e o frio dos dias anteriores.

Precisamente às 10h, o coordenador da Cosfa, Braz Itacir Calvano, na companhia do peão farroupilha, Douglas Medeiros Brum, solicitou ao prefeito Gil Marques Filho autorização para iniciar o desfile. Durante duas horas, piquetes e CTGs demonstraram todo o seu amor e orgulho pelo Rio Grande e suas tradições. O CTG Rincão da Cruz, última entidade a desfilar, passou pela Independência por volta do meio-dia, conforme programado pela organização.

Encerramento

À tarde, às 17h, em frente ao palanque oficial, localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, todas as entidades, uma após a outra, receberam troféu de participação no desfile. Logo após, foi realizada solenidade de encerramento da Semana Farroupilha. Na oportunidade, o peão Douglas entregou uma centelha da Chama Crioula ao hospedeiro 2011/12, Jones Silveira, proprietário da Fazenda Santa Rita.

Um pouco antes, porém, foi anunciado o resultado do desfile das oito entidades concorrentes. A classificação ficou assim: Piquete José de Almeida Carpes (1º lugar); Piquete Espora do Rio Grande (2º lugar); Piquete Cavalaria Farrapa (3º lugar); Piquete Tropeiro Velho (4º lugar); Piquete Estouro de Tropa (5º lugar); Piquete Mula Preta (6º lugar); Piquete Resistência da Fronteira (7º lugar) e Piquete Parando Rodeio (8º lugar).

Premiação

O troféu 'Manoelito de Ornellas’ (1903-1969) – jornalista e escritor itaquiense, autor de diversas obras de cunho sociológico, dentre elas 'Gaúchos e Beduínos', considerado um dos dez principais livros da sociologia brasileira –, que será concedido à entidade campeã, a premiação em dinheiro e os certificados de participação na condução da Chama Crioula da Fazenda Santa Jalva até a cidade serão entregues nesta sexta-feira, 23, a partir das 19h30min, no Teatro Prezewodowski.

Na ocasião, o 1º lugar receberá R$ 3 mil, o 2º R$ 2 mil, o 3º R$ 1 mil, o 4º R$ 500,00 e o 5º lugar receberá R$ 400,00.

<<   |   >>