29/09/2011 | Quinta-feira | 11h31

Evento contou com a presença do tenente-coronel Júlio César Marobin, da SSP-RS

Tenente-coronel Júlio César Marobin, da SSP-RS, durante a sua manifestação

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Relações Comunitárias e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M) realizaram na tarde desta quarta-feira, 28, na Associação Desportiva e Cultural Camil (ADCC), a 1ª Conferência de Segurança Pública.

Durante o evento, que contou com a presença do tenente-coronel Júlio César Marobin, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS), foram realizados painéis com o delegado da Polícia Civil no município, Guilherme Antunes, com o comandante local da Brigada Militar, capitão André Luiz Stein, e com o administrador do Presídio Estadual de Itaqui, João Luiz Rodrigues.

Polícia Civil

Em sua manifestação, o delegado Antunes informou que até o último mês de agosto 30 pessoas haviam sido presas preventivamente ou em flagrante por tráfico de drogas no município. Ele também citou, entre outros dados, os referentes à violência contra a mulher.

Segundo o delegado, o número de registros vem aumentando “assustadoramente” a cada ano. Em 2008, por exemplo, foram 90 ocorrências registradas. No ano seguinte, 96. Em 2010, este número passou para 228 e, somente até julho deste ano, 198 registros já haviam sido efetuados na Delegacia de Polícia.

Atualmente, oito servidores, contando o delegado, trabalham na delegacia local. Para Antunes, o ideal é que esse número pulasse para 36.

– Rosário do Sul, que tem praticamente o mesmo número de habitantes de Itaqui, conta hoje com 24 servidores da Polícia Civil – exemplificou o delegado.

Brigada Militar

O capitão André Luiz Stein disse que as ocorrências de infração de trânsito são as mais atendidas pela BM no município, seguida pelas de lesão corporal.

Ele se mostrou preocupado sobre o aumento do consumo de drogas. Segundo o capitão, a BM faz escoltas frequentes de usuários encaminhados por determinação judicial para tratamento em clínicas da região.

Trabalham atualmente em Itaqui 42 policiais militares efetivos, seis temporários e um aposentado que foi recontratado e recrutado pelo Judiciário para trabalhar no Fórum da comarca.

– A qualificação dos nossos servidores se sobrepõe à carência de um efetivo mais numeroso – concluiu o comandante.

Susepe

O representante da Superintendência dos Serviços Penitenciários, João Luiz Rodrigues, administrador do presídio local, iniciou sua explanação falando sobre a intervenção judicial sofrida pela casa prisional em 2009. Tal decisão foi motivada pela superlotação da unidade.

Na ocasião, lembrou o administrador, eram 120 apenados distribuídos em cinco celas, quase 25 por cela, sendo que a capacidade do presídio era de 45 detentos, um número quase três vezes menor.

Para piorar a situação, neste período a comunidade carcerária era composta em sua maioria de presos primários, que tinham de conviver com presos reincidentes em celas superlotadas.

– Nossas condições eram precárias – ressaltou João Luiz.

No momento, o presídio passa por uma reforma. No local, estão sendo construídos um pavilhão de trabalho, quatro celas para reacomodação dos apenados e um alojamento para presos dos regimes aberto e semi-aberto que realizam serviços externos, como por exemplo, nas secretarias de Serviços Urbanos e Assistência Social, por meio de convênio com a prefeitura. Segundo o administrador, a previsão é de que a obra esteja concluída no final de novembro.

João Luiz também destacou a localização inadequada da unidade prisional, que está situada no Centro da cidade, próxima às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, casas e prédios comerciais e residenciais.

Atualmente, trabalham no Presídio Estadual de Itaqui 10 servidores efetivos, que tomam conta de 82 apenados – 76 homens e seis mulheres.

SSP-RS

O tenente-coronel Marobin tomou nota de tudo o que ouviu dos painelistas para apresentar ao secretário Airton Michels.

O representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, durante sua manifestação, disse que novo concurso público será realizado para suprir a carência dos efetivos das polícias em todo o RS.

Ele também informou que, por determinação do governador Tarso Genro, está sendo criado o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública da Região de Fronteira, que promoverá a integração das ações de segurança pública entre os municípios que integram a região.

O tenente-coronel ainda lembrou o convênio que será celebrado entre a prefeitura e a SSP-RS, visando à instalação de um Posto Médico Legal em Itaqui.

No final da conferência, foi aberto um espaço para manifestação do público presente, representado por alguns segmentos da sociedade. Quem falou, em sua maioria, parabenizou os painelistas e encaminhou sugestões de ações aos três órgãos da área de segurança pública. Marobin já havia deixado o local para retornar a Porto Alegre.

Presenças

Além dos painelistas e do tenente-coronel Marobin, compuseram a mesa de trabalho a prefeita em exercício Claudete Machado, o secretário de Relações Comunitárias, Roberto Martinez, o presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges, o coordenador do Observatório de Segurança Pública do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública, Anael dos Santos, e o capitão Luis Roberto Gonçalves, do 1º RC Mec.

Blitz de trânsito

Pela manhã, numa parceria entre a Secretaria de Relações Comunitárias e a Divisão de Trânsito (Ditran), foi realizada uma blitz de trânsito. A ação aconteceu no cruzamento da rua Independência com a Borges do Canto, e teve como objetivo conscientizar os motoristas.

Na oportunidade, foram distribuídos panfletos com as estatísticas dos acidentes de trânsito em Itaqui desde 2008 até o primeiro semestre de 2011. Participaram a prefeita em exercício, o secretário Martinez e o chefe da Ditran, Anael dos Santos.

<<   |   >>