31/10/2011 | Segunda-feira | 12h21

Prefeito Gil e secretário Hildebrando participam de audiências em Brasília

Autoridades foram em busca de diversos recursos

Gil e Hildebrando reunidos com o deputado Heinze

Foto: Divulgação/Sec. de Relações Institucionais

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, participaram de diversas audiências em Brasília entre os dias 25 e 27 de outubro.

Gil e Hildebrando estiveram reunidos com ministros, deputados, assessores e diretores de órgãos da administração federal. Na ocasião, trataram de vários assuntos de interesse do município. Confira abaixo como foi a viagem à Capital Federal.

Ministério do Trabalho

Em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, Gil e Hildebrando assinaram o plano de adesão ao Programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, no valor de R$ 929 mil, mais R$ 300 mil referentes à bolsa auxílio de R$ 600,00 para os cerca de 500 jovens que serão contemplados pelo programa.

Ministério das Cidades

Acompanhados pelo assessor do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), Fábio Batistela, o prefeito e o secretário pleitearam junto ao Ministério das Cidades a liberação de R$ 2 milhões referentes à pavimentação asfáltica de 40 quadras. A liberação, contudo, depende de autorização do Gabinete da Presidência.

Ministério da Educação

Gil e Hildebrando acertaram o aditivo de recurso de R$ 250 mil para conclusão das obras do Crechão – que está sendo construído na Rua Sany Silva – e obtiveram aprovação preliminar das seguintes obras, com investimentos de mais de R$ 2 milhões do PAC 2: construção de creche para 200 crianças em local a ser definido; construção de cobertura para a quadra poliesportiva da Escola Otávio Silveira e construção de quadra poliesportiva coberta na Escola Ranulfo Lacroix.

DNIT

A convite do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), o prefeito e o secretário de Captação de Recursos reuniram-se com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – vinculado ao Ministério dos Transportes –, Jorge Fraxe, para tratar da extensão do ramal ferroviário – ligando São Borja a Itaqui –, da reforma da BR-472 e da construção dos novos trevos de acesso ao município. O deputado estadual Chicão Gorski (PP) também participou da audiência.

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, Gil e Hildebrando solicitaram a liberação de uma parcela pendente de R$ 800 mil, para amenizar os prejuízos decorrentes das cheias dos rios Uruguai, Ibicuí e Butuí, ocorridas em novembro de 2009.

Audiências com deputados

Giovani Cherini (PDT-RS) - O chefe do Executivo e o secretário Hildebrando solicitaram ajuda do deputado Cherini na tentativa de liberação de uma emenda, até o final deste ano, na área da saúde, de aproximadamente R$ 300 mil. Além disso, ambos foram informados sobre projeto de emenda popular que tramita no Congresso Nacional que beneficiará os municípios. Itaqui poderá ser contemplado com R$ 600 mil. A aplicação do recurso será definida em audiência pública.

Luis Noé (PSB-RS) - O parlamentar assessorou as autoridades itaquienses na Secretaria Nacional de Defesa Civil – referente à liberação da parcela pendente de R$ 800 mil. O chefe do Executivo e o secretário de Captação de Recursos solicitaram ao deputado emenda de R$ 300 mil para iluminação do Acesso Leste. Luis Noé ficou de analisar o pedido.

Luis Carlos Heinze (PP-RS) - O deputado Heinze liberou emenda de R$ 200 mil para investimento em esportes. A aplicação do recurso será definida em conjunto com os vereadores Igor Ardais e Márcio Palma, conforme acordado entre o deputado, Gil e Hildebrando.

Paulo Pimenta (PT-RS) - O prefeito e o secretário solicitaram ajuda do deputado Pimenta na tentativa de liberação de uma emenda de R$ 100 mil para urbanização da Rua Saldanha da Gama (calçada e iluminação).

Vieira da Cunha (PDT-RS) - O deputado Vieira liberou emenda de R$ 200 mil para construção do ginásio municipal na área onde está situado o E.C. 14 de Julho. Gil e Hildebrando solicitaram ao parlamentar apoio na liberação de emendas já aprovadas.

Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e Captação de Recursos