28/11/2011 | Segunda-feira | 15h30

Prefeito Gil recebe comitiva da Unipampa

Na pauta, moradia estudantil, restaurante universitário e transporte

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião foi proveitosa, segundo os participantes

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho, acompanhado do secretário da Fazenda, Hamilton Berro, e do assessor de Mobilidade Urbana, José Antônio Maciel, recebeu na manhã desta segunda-feira, 28, no gabinete, uma comitiva da Unipampa formada pelo diretor do campus local, Eloir Missio, pelo coordenador administrativo, Felipe Ethur, e por uma representação de alunos dos cursos de Agronomia, Nutrição, Ciência e Tecnologia Agroalimentar e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia. Na pauta, os seguintes assuntos: moradia estudantil, restaurante universitário e transporte.

Em relação à moradia para os estudantes, o prefeito disponibilizou-se em doar para a instituição um ou dois terrenos de propriedade do município para construção de pequenas unidades habitacionais que, segundo o diretor Eloir, abrigariam entre 10 e 15 estudantes em esquema de rodízio. O secretário Hamilton, por solicitação do prefeito, ficou de estudar a possibilidade – esta foi uma sugestão dos acadêmicos – de conceder desconto de no mínimo 50% no pagamento do IPTU aos moradores que receberem estudantes em suas casas.

Sobre a implantação de um restaurante universitário – que forneceria refeição a preço popular –, foi ventilada a possibilidade de o restaurante popular, atualmente administrado pela Associação Comunitária do Bairro Chácara (Acobac), passar a ser gerenciado pela Unipampa, que além de manter a atual unidade, montaria outra nas proximidades do campus – o convênio entre prefeitura e Acobac é renovado anualmente.

Por fim, foi tratada a questão do transporte – os alunos solicitam a melhoria do serviço. Conforme informou o assessor de Mobilidade Urbana, uma reunião com o proprietário da empresa responsável pela prestação do serviço ocorrerá, provavelmente, na próxima semana, com o objetivo de resolver o assunto definitivamente.

A prefeitura adquiriu uma área de 13 hectares ao lado do campus da universidade. A mesma será doada à instituição para ampliação de seu espaço físico, através da construção de novos prédios. A questão cartorial já está resolvida. Falta o envio do projeto de lei que estabelece a doação do terreno à Unipampa à Câmara de Vereadores, para análise e votação dos parlamentares.