24/11/2011 | Quinta-feira | 15h24

Secretaria de Agricultura marca presença em seminário regional em Alegrete

Evento contou com a participação do secretário estadual Luiz Fernando Mainardi

Secretário Mainardi fala aos participantes do seminário

Foto: Divulgação/Sec. de Agricultura

No último dia 18, Alegrete sediou, na sede do Sindicato Rural, seminário regional sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a Agroindústria. O evento foi uma promoção das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e também da Prefeitura de Alegrete. Representando Itaqui, estiveram presentes o secretário substituto de Agricultura, Thomaz Sanchotene Jr., e o fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o médico veterinário Laurentino Vieira.

Durante o evento, técnicos do SIM de Alegrete abordaram como foi feita a adesão do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Logo após, o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, falou sobre a importância da agroindústria e do agronegócio para a economia gaúcha e defendeu a necessidade de adesão do Estado ao Suasa/Sisbi-POA, o que, segundo ele, trará mais agilidade às adesões de municípios e agroindústrias que, uma vez aprovadas, poderão comercializar seus produtos para além das fronteiras municipais.

– Mas não abriremos mão da qualidade sanitária destes produtos, pois precisamos fortalecer, em todos os mercados, estes conceitos que a agroindústria familiar já dispõe – alertou Mainardi.

O Suasa funciona sob a coordenação da União, estados e municípios, que inclui o controle das atividades de saúde, sanidade, inspeção, fiscalização, educação, vigilância de animais, vegetais, insumos e produtos de origem animal. Como parte do Suasa está incluso o Sisbi-POA, que tem como objetivo harmonizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todo o país.

– Na prática, teremos a garantia de que um produto oriundo de uma indústria, por menor que seja, tenha o mesmo controle de processo higiênico sanitário das indústrias de grande porte, e, a partir da adesão ao Suasa, a agroindústria registrada junto ao SIM poderá comercializar os seus produtos em todo o território nacional – destaca o fiscal local do SIM, Laurentino Vieira.

Segundo o substituto Thomaz Sanchotene Jr., já está sendo feito um estudo de todos os requisitos necessários para adesão do SIM de Itaqui ao Sisbi-POA, tendo em vista a importância da agroindústria e do agronegócio para o município.

Fonte: Secretaria de Agricultura