15/12/2011 | Quinta-feira | 15h21

Donos de mercados sugerem ao prefeito substituição da cesta básica dos servidores por cartão alimentação

Proposta, já ventilada pela administração, será analisada e discutida junto ao sindicato

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião entre representantes do Executivo e de mercados da cidade

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 15, no gabinete, com representantes dos mercados Super Duda, Don Júlio, Rede Vivo e Modelo, que levaram ao chefe do Executivo proposta de substituição da cesta básica do servidor público por uma espécie de cartão alimentação.

A argumentação apresentada por eles é de que o dinheiro da cesta vai para fora do município, pois quase sempre é uma empresa de outra cidade que vence o processo licitatório para fornecer os alimentos, sendo que estes também são de fora, inclusive o arroz, gerando riqueza a empresas produtoras que não são daqui. Os mercadistas ainda informaram que frequentemente consumidores tentam trocar produtos da cesta básica pelos dos mercados.

– Com o cartão, o dinheiro circularia aqui no nosso comércio, incrementando a economia do município – justificou Benhur Vargas, proprietário do Super Duda.

A cesta básica que é distribuída aos servidores custa R$ 45,00. Segundo o prefeito, que já havia ventilado a possibilidade de substituição da cesta, o cartão alimentação teria um saldo de no mínimo R$ 80,00.

– Mas antes teríamos de analisar qual seria o impacto nos cofres da prefeitura, além de discutirmos o assunto com o Sindserpi (Sindicato dos Servidores Públicos de Itaqui) – ponderou o prefeito.

Vale lembrar que, além da cesta básica, os servidores têm o cartão Refeisul com saldo mensal de R$ 100,00 – o benefício foi concedido pela administração no ano passado, assim como a distribuição da cesta a todos os servidores, sem exceção.

Também participaram da reunião a vice-prefeita Claudete Machado e os secretários Hamilton Berro (Fazenda), Ana Cabreira (Administração) e Sandro Veiga (Trabalho e Assistência Social).

A Câmara de Vereadores já adota esse sistema de cartão alimentação no lugar da cesta básica para os seus servidores.